Por TechDoido

30/09/2022

Quem é  Padre Kelmon?

A relação de Kelmon com a religião tem sido alvo de polêmica. Em suas redes sociais, a Igreja Católica negou que Kelmon seja sacerdote da Igreja Ortodoxa no Brasil e nunca foi seminarista ou membro do clero em nenhum dos três graus da ordem —bispo, presbítero e diácono.

"Kelmon se apresenta como sacerdote da Igreja Ortodoxa no Brasil, aparecendo em peças de campanha com vestimentas tradicionais da Igreja. Ainda segundo o documento, o "padre" nunca foi seminarista ou membro do clero da Igreja em nenhum dos três graus da ordem, quer no Brasil ou em outro país.", diz a postagem da Igreja Católica. 

Em resposta, Kelmon divulgou uma carta da Igreja Católica Apostólica Ortodoxa do Peru. A entidade diz ser reconhecida pelo governo peruano e chama o candidato de "um dos membros mais ilustres" das missões.

A nota ainda informa que Kelmon se afastou da Igreja no dia 2 de agosto, devido ao conflito de interesses, com uma licença eclesiástica.

Kelmon ficou bastante em evidência no debate. Em diversos momentos da discussão, ele elogiou e defendeu o presidente Jair Bolsonaro (PL).

Durante a pandemia, de acordo com a Folha de S.Paulo, Kelmon recebeu o auxílio emergencial 15 vezes, totalizando R$ 5,1 mil. Ao jornal, sua assessoria explicou que padres da Igreja Católica Apostólica Ortodoxa do Peru não recebem salário ou doações e, como igrejas foram fechadas na pandemia, por isso ele precisou do dinheiro para sobreviver.