Música

Que música é essa? Qual é essa música Google, Siri  e Shazam 

Que música é essa? Qual é essa música Google, Siri  e Shazam 

Por TechDoido

02/07/2022

Veja como descobri com música está tocando perto de você usando apps no celular.

Que música é essa? 

Você provavelmente já experienciou a situação de estar em uma festa, uma loja, ou em um restaurante, ouvir uma música que se interessou, mas não saber qual o nome dela ou do cantor, certo?

Muitas vezes pesquisar a melodia ou a letra que entendemos não funciona… Para solucionar este problema de uma maneira rápida e fácil, foram elaborados diversos softwares encarregados de desvendar as músicas que estão sendo tocadas no ambiente através de sua letra ou melodia, utilizando inteligência artificial. Mas afinal, quais são esses softwares?

Siri

Caso você ainda não conheça, a Siri IPhone é a assistente virtual da Apple. Esse sistema operacional é capaz de entender comandos de voz e realizar ações. Essa inteligência artificial está disponível apenas em dispositivos Apple e pode ser acionada dizendo “E aí Siri?”.

Para que a mesma consiga decifrar qual a música que está tocando no ambiente, basta dizer “Siri, que música está tocando?”, e logo em seguida, a resposta virá acompanhada do nome do artista e o álbum do qual a mesma pertence.  Entretanto, para que este recurso funcione, o usuário deve ter instalado em seu aparelho o aplicativo “Música”, que vem junto com o IPhone, caso contrário a assistente não conseguirá realizar tal tarefa.

Google Assistente

A inteligência artificial do Google está disponível em todos os dispositivos móveis e pode realizar diversas tarefas, dentre elas, identificar as músicas que estão tocando perto de você.

Caso necessário, a assistente virtual também é capaz de reconhecer a composição através de um assobio ou uma cantoria.

O dispositivo fica localizado no App Google e para dar início aos comandos de voz, basta clicar no microfone da barra de pesquisa e depois, clicar no símbolo de música que se encontra no canto inferior direito.  Ou então, o usuário também pode optar por pressionar o botão home, dizer “Ok Google” e perguntar: “Que música é esta?”. Em seguida, após a análise sonora, os dados da música em questão irão aparecer.

Snapchat

Assim como a Apple e a Google, o Snapchat foi outra empresa que aderiu ao recurso de identificação de músicas, porém, com o diferencial de se tratar de uma rede social.

Para ativar esta ferramenta, basta pressionar e segurar a tela inicial da plataforma (ou seja, a câmera), e automaticamente o sistema trabalhará para descobrir a música que está sendo tocada no local, captada pelo microfone do celular.  Caso o App consiga identificar a canção, como na grande maioria dos casos, surgirá um pop-up com o nome da faixa e autoria.

Shazam

Com certeza, o Shazam é o método mais tradicional e conhecido de se identificar músicas que estão tocando ao redor por meio de inteligência artificial.

Lançado no início dos anos 2000, o aplicativo possui grande destaque no meio em que está inserido, isso porque além de ser o primeiro a desempenhar este papel, também executa muito bem sua função.  Disponível em todos os dispositivos, com mais de 7 milhões de avaliações na Play Store e classificação de 4,8 estrelas, o Shazam é capaz de identificar músicas, filmes, publicidades e programas de televisão. Em questão de segundos, a ferramenta indicará o nome da obra juntamente de sua autoria.  O aplicativo está disponível para Android e iOS.

Além disso, o App possui alguns outros recursos bem úteis, como o botão “Auto”, que quando acionado, permite que o software funcione sozinho, e traga as informações das músicas tocadas ao redor automaticamente.  Há também as Widgets, que são janelas ou ícones presentes nas telas iniciais do telefone celular, e que facilitam o acesso ao aplicativo.

O software utilizado no Shazam é o mesmo dos outros recursos citados anteriormente, já que as empresas Apple, Google e Snapchat utilizaram desta inteligência para produzir a mesma função em seus dispositivos, ou seja, houve uma parceria dessas empresas com o aplicativo em questão.  Por este motivo, todos estes atuam com a mesma precisão, com a diferença apenas de que o Shazam é o precursor e pioneiro desta tecnologia.