Mundo

Salman Rushdie, de Versos satânicos, foi atacado nos EUA

Por TechDoido

30/03/2022

Sir Ahmed Salman Rushdie, é um ensaísta e autor de ficção britânico de origem muçulmana indiana. Cresceu em Mumbai e estudou na Inglaterra, onde se formou no King's College, Universidade de Cambridge.

Segundo agências de notícias, Sir Rushdie se preparava para dar uma palestra quando um homem invadiu o palco e o atacou — não está claro se o ataque foi a socos ou com uma faca.

O autor do ataque foi contido logo em seguida por pessoas no local e depois preso pela polícia.

Uma foto publicada pela Associated Press mostra Rushdie caído no chão com pessoas em volta o ajudando. Um pronunciamento da polícia de Nova York disse que aparentemente ele sofreu um ferimento a faca no pescoço.

Rushdie é um escritor de ficção muito respeitado, com doze romances publicados em diversos países — incluindo no Brasil. Seus livros costumam ter personagens vivendo em contextos históricos específicos e o tratamento dado pelo autor a temas políticos e religiosos sensíveis fez com que ele se tornasse alvo de controvérsias.

Uma da suas principais obras, o livro Versos Satânicos (Companhia das Letras), publicado em 1988, foi especialmente polêmica por ter um personagem inspirado no profeta Maomé retratado de forma considerada ofensiva por líderes da comunidade muçulmana.