Economia
Por TechDoido
17/03/2022
Existem várias formas de acompanhar os depósitos e o saldo total das contas, como: pelo site da Caixa e app FGTS.
Com informações da Agência Brasil.
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foi criado com o objetivo de proteger o trabalhador demitido sem justa causa, mediante a abertura de uma conta vinculada ao contrato de trabalho. No início de cada mês, os empregadores depositam em contas abertas na Caixa, em nome dos empregados, o valor correspondente a 8% do salário de cada funcionário. O FGTS é constituído pelo total desses depósitos mensais e os valores pertencem aos empregados que, em algumas situações, podem dispor do total depositado em seus nomes.
Todo trabalhador brasileiro com contrato de trabalho formal, regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), e, também, trabalhadores domésticos, rurais, temporários, intermitentes, avulsos, safreiros (operários rurais que trabalham apenas no período de colheita) e atletas profissionais têm direito ao FGTS. O diretor não empregado pode ser incluído no regime do FGTS, a critério do empregador.
Existem várias formas de acompanhar os depósitos e o saldo total das contas, como pelo site da Caixa, Aplicativo FGTS ou até mesmo por correspondência.
Acompanhe seu FGTS de forma simples. Consulte o saldo total das suas contas FGTS, verifique depósitos realizados pelo seu empregador, imprima seus extratos e, se preferir, ainda poderá optar pelo seu Saque-aniversário.
O aplicativo está disponível para celulares com Android e iOS. Todos os saques previstos em lei estão disponíveis no aplicativo e, caso necessite ou tenha direito, você pode solicitar no próprio App.