Economia

Satélite registra incrível erupção solar inédita

Por TechDoido

01/03/2022

A espaçonave Solar Orbiter da ESA/NASA capturou a maior erupção de proeminência solar já observada em uma única imagem junto com o disco solar completo.

Solar Orbiter

A Solar Orbiter é um satélite artificial de observação solar dedicado à física solar e heliosférica desenvolvida pela Agência Espacial Europeia e a NASA.  O lançamento ocorreu em 10 de fevereiro de 2020, às 04:03 UTC, em um foguete United Launch Alliance Atlas V 411 do Space Launch Complex 41 em  Cape Canaveral.

Uma explosão colossal

Uma imagem impressionante e sem precedentes de uma erupção solar foi capturada pela NASA e pela espaçonave Solar Orbiter da Agência Espacial Europeia. É a maior proeminência solar já observada em uma única imagem, juntamente com o disco completo do sol, disse a ESA em um comunicado divulgado para a mídia.

Full Sun Imager

A erupção solar ocorreu em 15 de fevereiro e se estendeu por milhões de quilômetros no espaço. A imagem foi tirada pelo Full Sun Imager do Extreme Ultraviolet Imager a bordo do Solar Orbiter.  O Full Sun Imager foi projetado para capturar o disco solar completo mesmo durante passagens próximas do sol.

"Neste momento, ainda há muita 'margem de visão' ao redor do disco, permitindo que detalhes impressionantes sejam capturados pelo FSI em cerca de 3,5 milhões de quilômetros, equivalente a cinco vezes o raio do Sol", disse a ESA.

Um show do sol

Uma proeminência solar consiste em loops de plasma brilhantes em vermelho, estruturados por linhas de campo magnético emaranhadas geradas pelo dínamo interno do Sol.  Uma proeminência em erupção ocorre quando tal estrutura se torna instável e explode para fora, liberando o plasma. Eles são frequentemente associados a explosões de partículas carregadas chamadas ejeções de massa coronal (CMEs), que, se direcionadas para a Terra, podem causar estragos em nossa tecnologia baseada no espaço.