Mundo
Por TechDoido
13/03/2022
Morre William Hurt, vencedor do Oscar pela atuação em 'O beijo da mulher aranha', aos 71 anos
Ganhador do Oscar por sua interpretação de um prisioneiro gay em "O beijo da mulher aranha" (1985), dirigido por Hector Babenco, o ator William Hurt morreu neste domingo, em casa, aos 71 anos, de causas naturais. Ele teve quatro filhos. Não foram divulgados detalhes sobre o sepultamento.
O filme, lançado em 1985, foi gravado no centro de São Paulo. Entre as locações estão o Elevado Costa e Silva, mais conhecido como Minhocão, a Praça da Sé, onde fica o marco zero da cidade, a estação de metrô da Sé, o Pátio do Colégio, onde São Paulo foi fundada, e também a estação Bresser-Mooca.
A co-produção entre Brasil e EUA tem a direção de Hector Babenco e brasileiros como Sônia Braga, José Lewgoy e Miriam Pires no elenco. Com ele, o Brasil teve seu primeiro diretor indicado ao Oscar. O filme rendeu indicações também aos prêmios de melhor filme e melhor roteiro adaptado, e deu a William Hurt o prêmio de melhor ator. "O beijo da mulher-aranha" acumulou ainda indicações a estatuetas do Festival de Cinema de Cannes, Globo de Ouro e BAFTA.
A morte foi anunciada por seu filho Will, que afirmou: “É com grande tristeza que a família Hurt lamenta a morte de William Hurt, amado pai e ator vencedor do Oscar, em 13 de março de 2022, uma semana antes do seu 72º aniversário. Morreu em paz, ao lado da família, de causas naturais. A família pede privacidade neste momento”. O ator tinha sido diagnosticado com câncer terminal de próstata em maio de 2018, mas a nota de seu filho não especificou a doença como a causa de sua morte.
William McChord Hurt (Washington, DC, 20 de março de 1950 - 13 de março de 2022) foi um ator estadunidense. Recebeu o prêmio de melhor ator tanto no Festival de Cannes (1985) quanto no Óscar (1986) pelo seu desempenho em Kiss of the Spider Woman. Hurt morreu em 13 de março de 2022, aos 71 anos de idade, de causas naturais.