A cada vez mais famosa empresa chinesa Xiaomi está lançando os tablets Mi Pad 5 e Mi Pad 5 Pro, de última geração, por preço baixo. Os modelos serão concorrentes diretos dos tablets da Apple.
Os novos modelos terão design ultra-fino e carcaça em alumínio, além de contarem com os processadores Qualcomm Snapdragon. Os preços partem de R$ 1.600 e chegam a R$ 2.800 em conversão direta.
A Xiaomi não tem nenhuma intenção de dar trégua aos seus concorrentes. Com um número impressionante de lançamentos, a fabricante chinesa quer realmente dominar o mercado de smartphones, e agora o de tablets também.
A empresa chinesa está lançando uma nova linha de tablets modernos, de última geração, que visam competir diretamente com os tablets da Apple, o iPad Pro e suas versões. O grande diferencial da Xiaomi é o preço muito mais acessível do que o de sua concorrente norte-americana.
As duas versões do novo tablete da Xiaomi são bastante parecidas em suas configurações principais. O Mi Pad 5, que seria a versão de entrada, tem tela LCD de 11 polegadas com resolução 2.5K (2.560 x 1.600 pixels), 275 ppi, brilho de 500 nits e taxa de atualização de 120 Hz.
Seu painel tem tecnologia TrueTone (bastante conhecida dos usuários de dispositivos da Apple) e Dolby Vision e HDR10. Isso já demonstra que a fabricante chinesa tem um alvo bem específico em sua mira.
O Mi Pad 5 ainda conta com chipset Snapdragon 860, memória RAM de 6 GB, 128 GB ou 256 GB de armazenamento interno (depende da configuração que o usuário fizer), bateria de 8.720 mAh com carregador de 33 W na caixa (recarga via entrada USB-C), câmera traseira de 13 MP e frontal de 8 MP para selfies, sensor biométrico na lateral e suporte para a tecnologia Dolby Atmos.
Na parte de conectividade, o modelo conta com compatibilidade para Wi-Fi, Bluetooth, GPS e 5G. O sistema é o Android 11 rodando a interface MIUI.
No caso do Xiaomi Mi Pad 5 Pro o que vai mudar é a memória RAM, que pode ser de até 8 GB, além do processador Snapdragon 870. O modelo também vai contar com uma bateria um pouco menor, com 8.600 mAh. A vantagem é que virá com um carregador de 67 W, que carregará mais rápido.
Outro diferencial é a caneta Stylus, da própria Xiaomi, que pode ser recarregada ao ser colocada na lateral do aparelho. O Mi Pad 5 Pro terá versões com câmera dupla frontal, de 5 MP e 8 MP.
Por fim, a versão premium poderá ser usada com um teclado físico, com suporte ajustável. Isso mesmo, igual ao do iPad. Esse acessório é idêntico ao Magic Keyboard usado no iPad Pro da Apple.
Os novos tablets da Xiaomi, a linha Mi Pad 5, serão vendidos apenas na China por enquanto, mas em breve a fabricante deverá ampliar as vendas para outros países. Os preços atuais do aparelho são os seguintes:
Não há previsão de lançamento no Brasil no momento.