Por TechDoido

23/01/2023

Piso salarial da enfermagem foi aprovado. Quando entra em vigor?

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 11/22, já aprovada pelo Senado, determina que lei federal instituirá pisos salariais profissionais nacionais.

Para o enfermeiro, o técnico de enfermagem, o auxiliar de enfermagem e a parteira, a serem observados por pessoas jurídicas de direito público e de direito privado.

Participante do BBB 23, o enfermeiro Cezar usou parte do seu tempo no raio-X diário para cobrar mais uma vez o piso salarial da enfermagem, principal causa dos enfermeiros brasileiros em busca da valorização da profissão no Brasil.

"Galera da UTI, não estou com saudade de vocês", brincou. "Cadê nosso piso, mermão?", questionou o brother, que já havia reclamado das condições de trabalho da categoria em conversa com Domitila Barros.

Enfermeiros estão desde o ano passado defendendo a efetivação do piso salarial de R$ 4.750 mensais. A regra também estabelece que técnicos de enfermagem têm direito a receber, pelo menos, 70% desse valor. Auxiliares e parteiras, 50%.

A nova ministra da Saúde, Nísia Trindade, criou um grupo de trabalho para estudar como tornar realidade o piso salarial, com prazo de 10 dias.