Ciência
Por TechDoido
19/02/2022
A flor de Marte é uma formação encontrada pelo robô da Nasa
Mars Science Laboratory (MSL) é a designação de uma sonda espacial da NASA lançada em 2011 levando em seu interior um rover batizado como Curiosity. Os principais objetivos do Curiosity incluem investigar a possibilidade da existência de vida em Marte (isto é, sua habitabilidade planetária), estudar o clima, a areologia e coletar dados para o envio de uma futura missão tripulada a Marte. O Curiosity transporta os mais avançados instrumentos científicos já utilizados em Marte, possibilitando a esta missão realizar análises do solo marciano nunca antes registradas.
Menor que um centavo, o artefato rochoso em forma de flor à esquerda foi fotografado pelo rover Curiosity da NASA usando sua câmera Mars Hand Lens Imager (MAHLI) na extremidade de seu braço robótico. A imagem foi tirada em 24 de fevereiro de 2022, o 3.396º dia marciano, ou sol, da missão. A “flor”, juntamente com os artefatos rochosos esféricos vistos à direita, foram feitos no passado antigo, quando minerais transportados pela água cimentaram a rocha. A Figura A mostra uma visão mais detalhada do recurso semelhante a uma flor.
"Já vimos estruturas como essas antes, com destaque para Pahrump Hills. Lá, as feições eram feitas de sais, chamados sulfatos", explicou Abigail Fraeman, uma das cientistas da missão Curiosity.
A Curiosity descobriu no passado uma variedade diversificada de pequenas características semelhantes que se formavam quando fluidos mineralizantes viajavam através de condutos na rocha. Imagens de tais características estão ajudando os cientistas a entender mais sobre a história prolongada da água líquida na Cratera Gale.
Os cientistas batizaram o conjunto de cristais de Blackthorn Salt (Sal de Pinheiro, em tradução livre). Segundo as pesquisas, o material encontrado é constituído de estruturas de minerais precipitantes na água.
Infelizmente a resposta é Não. O planeta Marte não tem, atualmente, água em seu solo, seria praticamente impossível encontrar por lá flores semelhantes às que encontramos aqui na Terra.