A chegada em massa dos carros elétricos deverá decretar o fim das refinarias de petróleo e op barulho dos carros a combustão? Talvez não, com a gasolina sintética os entusiastas dos grandes motores enxergam uma luz no final do túnel da sustentabilidade energética.
Com toda a certeza um dos, senão o maior medo de grande parte dos entusiastas do mundo automotivo, é o de não ter mais os roncos dos motores nos próximos anos. Por mais que os veículos elétricos tenham suas virtudes, ouvir o barulho dos veículos movidos a combustão é algo que todos os amantes de carros gostam de ouvir!
Mas com o futuro chegando e cada vez menos montadoras dispostas a desenvolver veículos movidos a gasolina ou etanol, será que existe uma luz no fim do túnel para os carros a combustão? A resposta é que sim, ela é produzida em laboratório e tem um nome que, por sua vez, é auto explicativo: a gasolina sintética!
Mas existe uma esperança para aqueles que sonham em um veículo a combustão em um futuro próximo e que está gasolina não faça mal para o meio ambiente: a gasolina sintética, também conhecida como e-fuel.
Pode parecer uma maluquice, mas o e-fuel é mais comum do que você imagina, afinal a Fórmula 1 utiliza este tipo de combustível para continuar utilizando seus motores a combustão e, assim, agradar seu público. Para se fazer a gasolina sintética, é preciso extrair hidrogênio da água combinado ao CO2 capturado da atmosfera, resultando em um metanol sintético, que pode ser convertido na gasolina sintética.
Além de não emitir poluentes e ser considerado uma fonte de combustível renovável e limpo, não é necessário fazer nenhuma alteração no motor para rodar com este combustível! A única ressalva fica por conta do preço para se criar o e-fuel ser extremamente elevado, fazendo com que o preço final do combustível ficasse muito acima do habitual.
Já não é novidade para ninguém o que será dito a seguir: os carros elétricos vieram para ficar! A popularização da Tesla em outros mercados que não o norte-americano foram cruciais para que as demais montadoras decidiram seguir o mesmo caminho da marca de Elon Musk, fabricando apenas veículos elétricos ou eletrificados, ao menos neste começo.
Algumas marcas possuem um posicionamento menos radical para enfrentar esta mudança, como por exemplo a Volkswagen, que anunciou que não desenvolverá mais motores a combustão e que seus veículos à venda na Europa até 2035 serão elétricos. A Honda também é um exemplo mais conservador, anunciando que até 2030 cerca de 2/3 de seus veículos produzidos serão híbridos ou elétricos, enquanto a produção exclusiva de veículos elétricos começaria apenas em 2040.
Já outras marcas possuem uma estratégia mais agressiva na eletrificação de seus modelos, como por exemplo as inglesas Jaguar e Bentley, que trabalharão apenas com modelos elétricos a partir de 2025 e 2026, respectivamente. Outra marca com posicionamento agressivo é a Volvo, que todos seus veículos hoje saem de fábrica com motorizações híbridas ou 100% elétricas, tendo a previsão para atuar somente com veículos elétricos já em 2030.
Além da Fórmula 1, outra grande montadora aposta na gasolina sintética para seus carros. Enquanto a Volkswagen pretende focar apenas nos carros elétricos, a Porsche, marca que pertence ao grupo, quer ir na contramão e dar uma chance aos motores a combustão!
É fato que a marca conta com modelos eletrificados em sua gama, tais como a Cayenne e a Panamera híbrida, além do 100% elétrico Taycan, mas a marca pretende continuar com motores a combustão (principalmente pelo apelo do 911) e, para que isso seja realidade e reiterando o compromisso ambiental da marca, eles tinham que achar uma solução para isso.
E a solução foi fazer uma parceria com a Siemens e iniciar a construção de uma fábrica ecológica de gasolina sintética na província de Magallanes, no Chile. A ideia é produzir 130 mil litros de e-fuel em 2022, 55 milhões até 2024 e 550 milhões até 2026, mas antes de chegar ao mercado, este combustível irá abastecer os veículos de competição da marca, como forma de teste.
Mas não se engane, afinal, como dissemos acima, o futuro dos carros definitivamente é elétrico! A eletrificação veio para ficar e as marcas não pretendem mudar esta rota, ao menos até este momento.
O alto preço da gasolina sintética acaba por afastar ainda mais a ideia da utilização deste combustível, ao menos enquanto este não tiver uma forma de produção em massa que possa baratear os custos.
Como a eletrificação completa dos carros é uma realidade, a gasolina sintética poderá ter um papel muito importante em países como o Brasil, que não enxergamos uma frota completamente eletrificada no período de tempo que as montadoras estimam. Com isso, pode ser uma boa ideia a chegada do e-fuel, mesmo que mais caro, para ajudar nesta transição dos carros com motores a combustão para os veículos elétricos.
*Com informações da Porsche, Carro.Blog.BR, QuatroRodas e Instacarro.