Aplicativos para você que gosta de praticar trilhas

Separamos uma lista bem diferente hoje, com alguns aplicativos para quem gosta da praticar trilha e outras aventuras na natureza, como acampar. A lista conta com bússola e identificadores de animais e plantas desconhecidas. O mundo tem mudado bastante, e a forma das pessoas encararem a vida também. São muitos os que começaram uma nova atividade para sair do sedentarismo, como os ciclista que vemos cada vez em maior quantidade. Mas temos também aqueles que preferem o contato direto com a natureza. Nossa lista de hoje é dedicada a eles.
Publicado em Apps dia 3/08/2021 por Alan Corrêa

Separamos uma lista bem diferente hoje, com alguns aplicativos para quem gosta da praticar trilha e outras aventuras na natureza, como acampar. A lista conta com bússola e identificadores de animais e plantas desconhecidas.

O mundo tem mudado bastante, e a forma das pessoas encararem a vida também. São muitos os que começaram uma nova atividade para sair do sedentarismo, como os ciclista que vemos cada vez em maior quantidade. Mas temos também aqueles que preferem o contato direto com a natureza. Nossa lista de hoje é dedicada a eles.

1. Wikiloc

O primeiro aplicativo da nossa lista é o Wikiloc. Voltado para a navegação, o app ajuda você a descobrir diversas trilhas espalhadas pelo mundo todo. Além disso, você pode escolher mais de 70 tipos de atividades, desde caminhada e corrida, até esqui ou patinação, e muito mais.

Depois de escolher o tipo de atividade, você poderá ver as trilhas ou outras aventuras daquela atividade elegida. Você terá acesso a mapas topográficos, mesmo se estiver sem acesso a internet. Por isso o app é tão bom.

Mas o Wikiloc também é um excelente aplicativo para guardar as recordações de suas aventuras. Além de permitir que você grave as rotas em um mapa, é possível ainda adicionar pontos de passagem e até fotos e vídeos dos seus registros.

O aplicativo é compatível tanto com Android quanto com iOS, e está disponível nas lojas virtuais respectivas, Google Play e Apple Store. O melhor de tudo é que você não vai precisar pagar nada por ele.

Wikiloc
Wikiloc

2. LeafSnap

O LeafSnap também pode ser uma ferramenta interessante para você que gosta de estar em contato com a natureza. O app consegue identificar até 90% de todas as espécies de plantas e árvores do planeta.

Mas ele não faz apenas a identificação, também traz informações sobre a espécie em questão, bem como dicas sobre seu uso, se for o caso. Você pode inclusive guardar em “Minhas Plantas” as que identificou através do app.

Também é totalmente gratuito e compatível com Android e iOS, e está disponível para baixar nas lojas virtuais Apple Store e Google Play. Uma boa opção para quem quer entender mais sobre a natureza ao seu redor.

LeafSnap
LeafSnap

3. Bússola: Smart Compass

O terceiro app da nossa lista é o Smart Compass, uma bússola online que você poderá utilizar nas suas caminhadas ou trilhas mato a dentro. Para funcionar, o aplicativo precisa apenas que o smartphone tenha um magnetômetro (sensor magnético), o que de fato a maioria dos aparelhos hoje em dia tem.

Você pode abrir a bússola sobre um mapa da região em tempo real, ou ainda pode abrir através da câmera do celular, dando uma ideia de realidade mais interessante para seu passeio, sem falar que pode ajudar a encontrar a direção certa com mais facilidade.

O Smart Compass conta com diversas ferramentas, como suporte para GPS e mapas, além de vários modos de uso: modo noturno, digital, entre outros. A desvantagem, para alguns, é que ele está disponível apenas para usuários de Android, podendo ser baixado gratuitamente na Google Play.

Bússola: Smart Compass
Bússola: Smart Compass

4. Star Walk 2

O quarto app da nossa lista é para aqueles que curtem um passeio noturno e gostam de comtemplar as estrelas. O Star Walk 2 ajuda você a identificar os astros luminosos que enchem os céus durante a noite.

Você aponta a câmera do seu celular para o céu e o app faz o resto, identifica as estrelas e até planetas, satélites e cometas. Mas o mais legal é que ele mostra as constelações. Tudo em tempo real.

Para isso, o aplicativo utiliza a hora e a localização do acesso feito pelo usuário. Além de identificar os astros, o Star Walk 2 ainda traz informações e curiosidades sobre os planetas e um calendário astronômico atualizado.

Compatível com Android e iOS, o app só é gratuito para usuários do iPhone. Para os Android seu preço é a partir de R$ 10,90. Pode ser encontrado e baixado nas respectivas lojas virtuais, Apple Store e Google Play.

Star Walk 2
Star Walk 2

5. iTrack Wildlife Lite

Para fechar nossa lista, temos o iTrack Wildlife Lite, um aplicativo que ajuda você no rastreamento de animais pela identificação das pegadas. Muito interessante para quem gosta de fazer trilha e quer saber que animais passam por ali.

Contudo, as informações aparecem apenas em inglês ainda, e a biblioteca é limitada. Apenas 66 animais mamíferos estão catalogados e podem ser identificados. Mas de qualquer forma pode ser divertido, caso a pegada corresponda a um desses animais.

Gratuito e compatível tanto com sistema Android quanto iOS, pode ser baixado na Apple Store ou Google Play, de acordo com o dispositivo utilizado por cada usuário. Vale a pena testar.