Na última quinta-feira (23), estreou o Mobizap SP, um aplicativo criado pela Prefeitura de São Paulo como uma alternativa ao Uber e à 99. A primeira viagem, realizada de forma simbólica, percorreu a distância entre a Alameda Santos e o Viaduto Jacareí, localizados na região central da cidade.
O mobizapSP é um aplicativo de transporte que permite aos usuários se cadastrarem como passageiros em sua plataforma e solicitarem corridas para motoristas disponíveis, que aceitarão os pedidos de viagem dos usuários.
Para se cadastrar como passageiro no Mobizap, siga os passos abaixo:
O Mobizap SP é uma alternativa aos aplicativos de mobilidade urbana como Uber e 99, criada pela Prefeitura de São Paulo. A plataforma oferece preços semelhantes aos similares, mas uma das grandes diferenças é a ausência de tarifa dinâmica, segundo a Consórcio 3C, empresa que ganhou a licitação para administrar o serviço.
Na área da segurança, a promessa é que a nova plataforma seja mais criteriosa no cadastro de motoristas e passageiros. Para clientes, o aplicativo pede informações adicionais, como endereço e exigência de foto de perfil. Também é necessário cadastrar um contato de emergência.
O preço da corrida é calculado com base no tempo estimado de viagem, distância e horário. As corridas podem ser pagas com dinheiro, cartões de crédito, débito e crédito no aplicativo. Existem duas categorias de carros disponíveis: premium e econômico.
A versão do app para motoristas deve ser baixada na sua loja de aplicativos, quem usa Android deve fazer o download no Google Play, já os usuários de iPhone, devem baixar na Apple Store.
Assim como outros aplicativos de mobilidade urbana, o Mobizap SP estabelece requisitos para aceitar motoristas parceiros. Esses requisitos são:
Caso a CNH do motorista não tenha a observação EAR, é necessário procurar uma unidade do Detran ou do Poupatempo para saber como incluir essa informação no documento, realizando exames e pagando uma taxa.
Para se tornar um motorista parceiro do Mobizap SP, baixe o aplicativo para motoristas e preencha o cadastro com informações como nome completo, telefone, data de nascimento, e-mail, RG, CPF, CNH, dados do veículo, dados bancários, contato de emergência, endereço, entre outros. Ao finalizar o cadastro, é preciso confirmar o termo de aceite.
Todos os dados fornecidos devem ser comprovados por meio de documentos, e a plataforma pede que cada motorista parceiro tire fotos dos seguintes itens: CNH com observação de EAR, documento do veículo que será usado, comprovante de residência, certidão de antecedentes criminais e declaração de que o veículo é usado para transporte individual de passageiros (em caso de carro alugado).
Após enviar os documentos, o sistema irá analisar o cadastro e verificar se todos os requisitos foram cumpridos. Caso exista alguma irregularidade na documentação, o cadastro será rejeitado.
Após a aprovação do cadastro, o motorista pode começar a aceitar corridas.