Fazendo o Download do aplicativo Meu INSS você passa a ter uma verdadeira central de serviços do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no seu celular.
Com o app instalado no seu celular você pode pedir um benefício ou serviço e acompanhar o andamento do pedido.
Através do aplicativo você pode solicitar aposentadoria, calcular quanto tempo falta para aposentar, tirar extratos como imposto de renda, pagamento de benefícios, contribuição no CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais), empréstimos consignados, solicitar declaração de recebimento de benefício do INSS, agendar perícia médica, atualizar seus dados de cadastro e solicitar outros serviços.
Além de ter acesso a vários serviços, você ainda pode encontrar a agência do INSS mais perto de você pelo aplicativo.
No Meu INSS, o cidadão pode enviar, por exemplo, documentação digitalizada (escaneada) ou fotografada (por meio de foto tirada pelo celular). Um dos documentos que podem ser enviados pela internet é o atestado médico.
Para isso, é preciso acessar o Meu INSS com sua conta do Gov.Br e selecionar a opção “Agendar Perícia”. Selecionar “Perícia Inicial” e quando aparecer a pergunta “Você possui atestado médico?”, responder sim e anexar no portal.
No aplicativo, você consegue fazer uma simulação de sua aposentadoria que se localiza bem na página inicial. Então lá você consulta as informações de tempo e contribuição de trabalho registradas no sistema, e também consegue visualizar quais são os tipos de aposentadoria, e padrões de transição aceitos. O aplicativo está disponível para Android e iOS.
Você também pode pedir a aposentadoria pelo aplicativo, na aba “Pedir Aposentadoria”, mas antes, é importante que você verifique se está tudo correto com os seus dados de contribuição, e isso você encontra no ícone “Extrato de Contribuição (CNIS)”.
Em algumas outras abas você também consegue verificar seu extrato de imposto de renda, solicitar agendamento de perícia, consultar benefícios assistenciais (BPC) e outros, emitir documentos de atividades declarada ao INSS, prova de vida, recursos, cadastrar ou renovar representante legal, extrato de empréstimo consignado, entre outros.
O INSS tem enviado diversas notificações todos os dias para os segurados e beneficiários por meio do aplicativo Meu INSS, SMS e email. São informes sobre a reabertura gradual das agências, os serviços disponíveis e procedimentos necessários para o atendimento presencial.
“O objetivo é informar ao máximo sobre as novas medidas que estão sendo implantadas nesse período de pandemia, para que o cidadão obtenha um melhor atendimento e somente se dirija a uma agência quando for realmente necessário e após realizar agendamento pela Central 135 ou pelo Meu INSS”, diz o INSS.
*Com informações da Agência Brasil, Gov.Br e Bagarai.