Agora ficou ainda mais fácil consultar o seu CPF pela internet, e melhor ainda, de modo gratuito! Existem alguns outros caminhos que você também pode optar, como pelo site da Receita Federal e do portal Gov.br.
Em meio a pandemia, muitos brasileiros obtiveram restrições no seu CPF, muitos deles não sabem como está a situação, e apenas acabam descobrindo na hora de solicitar algum tipo de crédito, ou alguma outra coisa de parte financeira.
Muitos outros CPFs, acabaram tendo restrições por conta do auxílio emergencial, onde algumas divergências foram encontradas nos cadastros dos brasileiros. Algumas dessas restrições podem ser resolvidas pela internet, sem que você precise sair de casa, podendo até consultar o CPF pelo celular.
Pelo site do Serasa, é onde você verifica também o seu score de crédito, se é ou não um bom pagador, então é importante manter um cadastro ativo para ter acompanhamento sobre suas movimentações financeiras.
Para consultar o CPF pelo Serasa, é preciso fazer uma conta gratuita, vamos conferir como fazer isso:
Agora você já pode consultar seu Score de crédito, seu CPF, quais são as dívidas que estão ativas, datas de vencimentos entre outras informações, e além disso, o site também oferece algumas propostas de pagamentos com desconto.
Segundo o Serviço de Proteção ao Crédito – SPC Brasil, aproximadamente 61.3 milhões de brasileiros tiveram seu CPF com restrições nos 12 meses passados. Mas afinal, o que significa ter esse tipo de restrição no CPF?
As restrições geralmente ocorrem quando existe alguma dívida em aberto no CPF e nome do consumidor, assim, seus dados são inscritos nos órgãos de proteção ao crédito, que basicamente é um sistema que junta todas as informações financeiras de uma pessoa, e se ela é ou não uma “boa pagadora”.
Esse sistema, geralmente, é utilizado por bancos ou instituições financeiras, que antes de liberarem um crédito ao consumidor, pesquisam se o mesmo possui alguma pendência ou dívida, e se ele paga as contas nos devidos vencimentos. Com isso, traz mais segurança na hora de disponibilizar o crédito para a pessoa.
Com dívidas e pendências para trás, o consumidor pode ficar com o “nome sujo” ou “negativado”, assim será difícil que alguma instituição de compra ou liberação de crédito possa oferecer uma oportunidade para ele. Inclusive, algumas lojas podem não aceitar uma intermediação de negócios com essa pessoa. Assim que as restrições no CPF são resolvidas, ele consegue ter o seu nome limpo.
Sim, é possível. O consumidor pode ter o nome negativado em alguns casos excepcionais, mesmo sem estarem devendo para alguma empresa ou instituição financeira.
Vamos citar algumas dessas situações para que você possa ter o conhecimento e ir atrás dos seus direitos. Então, você pode ter o nome sujo, se alguém clonar o seu cartão, ou causar alguma fraude, e comprar coisas no seu CPF.
Uma outra situação, é a desatualização da empresa em que você efetuou a compra, então pode acontecer de você já ter pago a dívida e a mesma não ter dado baixa no sistema, e assim a instituição continua cobrando.
A empresa pode acabar cadastrando uma dívida que não existe, no nome do consumidor, e também pode acontecer, se uma dívida estiver vencida há mais de 5 anos, o seu nome continuar negativado.
Por isso, é sempre importante manter a consulta do seu CPF em dia, além disso, guarde os comprovantes de pagamento das suas dívidas, pois em quaisquer casos de divergência, você consegue recorrer aos seus direitos, deixando seu nome limpo.
Logo após ter feito a consulta, e ter o conhecimento de que há uma dívida ativa em seu CPF, o mais importante é entender de onde ela vem e se planejar financeiramente para conseguir efetuar o pagamento.
Após entender aquela dívida, você pode buscar por soluções online, como por exemplo no site do Serasa, que te oferece planos de desconto pra que você consiga quitar suas pendências.
Veja também, qual empresa aconteceu essa dívida, e entre em contato com a mesma para possíveis negociações.