Agora ficou ainda mais fácil consultar suas dívidas e informações financeiras pela internet, e além de tudo, você pode fazer isso com apenas um cadastro unificado, e de forma totalmente segura, sem precisar acessar o sistema do seu banco.
Com a crise da pandemia, diversas instituições públicas, inclusive privadas, remanejaram alguns serviços, tornando-os totalmente digitais, ficando fácil e rápido para resolver ou consultar as suas pendências.
Você consegue consultar seu CPF, através de alguns sites da web, como a da Receita Federal e do Serasa, por exemplo, que inclusive você consegue consultar alguns acordos com planos de desconto e vencimento, para quitar as suas dívidas. Vamos conferir como consultar sua situação financeira.
O site mais procurado e utilizado para os cidadãos consultarem o seu CPF, é o da Receita Federal, que é um órgão responsável por administrar os tributos federais, além de outras funções. Então também é possível checar a sua situação por lá.
Na página seguinte, irá aparecer o seu nome completo, número do CPF, data de nascimento, situação cadastral, data da inscrição, horário da consulta que você fez e um QR Code em baixo, para possíveis verificações de autenticidade.
É isso mesmo! Agora você já consegue realizar consultas do seu CPF através do sistema do Governo Federal. Essa é uma nova ferramenta do Portal Gov.br, que além de você conseguir pesquisar sua situação cadastral, também pode ter acesso a informações financeiras de sua vida, tais como relacionamento entre as instituições, créditos, transações internacionais, chaves pix entre outros.
Para ter acesso a tudo isso, é preciso entrar no portal Gov.br, e realizar o cadastro, onde é preciso informar nome completo, telefone celular, e-mail válido e CPF. Após preencher todos os campos e finalizar o seu cadastramento, basta efetuar o login e seguir nas abas desejadas.
Para obter informações de sua situação financeira, basta ir em “Fale Conosco”, e logo após em “Minha vida financeira”. E se você quiser apenas consultar o seu Cadastro de Pessoa Física, clique aqui e vá em “Iniciar”.
Viu como agora tudo ficou mais fácil? Além de conseguir consultar a sua situação cadastral, você também pode regularizar o seu CPF virtualmente, através de canais de atendimento como e-mail, e endereços eletrônicos dados pelo site da Receita Federal. Clique aqui para conferir mais detalhes de como realizar esse procedimento.
Com essas unificações de sistema, como por exemplo o Portal Gov.br, algumas pessoas ficam em dúvida em relação a segurança dos dados, já que você pode fazer tudo por um cadastro só. Devido a isso, você pode reforçar a sua segurança ativando selos (perguntas referentes a sua área pessoal), e verificação em duas etapas.
Contudo, é seguro buscar informações e abrir chamados e serviços digitais através do Gov.br, pois ele oferece segurança de primeira linha, com sistemas inovadores, e também praticidade ao dia a dia.
Com tudo na palma da sua mão, é muito mais fácil sair se sentindo mais seguro, e deixando aquela preocupação de esquecer a carteira em casa, para trás. Assim, você pode consultar e mostrar, quando for preciso, todos os seus dados virtuais.
O aplicativo CPF Digital tem versão disponibilizada tanto para o sistema operacional Android, tanto para o iOS – iPhone.
Pelo site do Serasa Score, também é possível consultar a situação do seu CPF, além disso, ele é um site que acumula pontos de 0 a 1000, que mostra quais são as chances de o cidadão deixar as suas contas em dia. Portanto, ele funciona basicamente como um histórico “financeiro” da pessoa, mostrando que quanto mais alta a pontuação, maior é a chance de se conseguir créditos e acordos com melhores propostas para as suas dívidas.
Para consultar a situação do seu CPF através do Serasa Score, entre no site clicando aqui. Em seguida, clique em “Consulte aqui”, e agora faça um cadastro no site, ou entre com o login se já tiver uma conta ativa. Agora é só consultar sua situação e os seus pontos.
Com o Serasa Score, você consegue consultar sua pontuação e “reputação” como consumidor, além de verificar qual a sua situação do Cadastro de Pessoa Física.