Agora, tudo ficou digital, não é mesmo? Uma nova era que está cada dia mais em ascensão, pois já existem diversos documentos totalmente digitais, como a CTPS, CNH Digital, RG, Título de eleitor, documento do veículo entre outros.
Geralmente, os documentos são dados por um QR Code, onde um estabelecimento ou postos de outra área, podem consultar no sistema os seus dados com apenas alguns minutos. Então agora, é sem desculpa de esquecimento. Vamos conferir como baixar o CPF digital.
Com tudo na palma da sua mão, é muito mais fácil sair se sentindo mais seguro, e deixando aquela preocupação de esquecer a carteira em casa, para trás. Assim, você pode consultar e mostrar, quando for preciso, todos os seus dados virtuais.
O aplicativo tem versão disponibilizada tanto para o sistema operacional Android, tanto para o iOS – iPhone. Agora vamos conferir passo a passo como obter o seu CPF Digital.
O aplicativo é totalmente gratuito, e foi desenvolvido pelo grupo Serpro, que visa oferecer os serviços que correlacionam CPF, Governo Federal, Receita Federal e Ministério da Economia, utilizando de diversas tecnologias avançadas para essa utilização.
Além disso, ele conta com um sistema de inteligência artificial denominado como chatbot, que visa responder às dúvidas frequentes sobre a declaração do imposto de renda de pessoa física, assim, as informações ficam mais dispostas e fáceis de serem encontradas.
Os objetivos desse atendimento virtual, é facilitar a vida do cidadão Brasileiro com relação às possíveis dúvidas e a quais caminhos tomar para declarar o imposto ou quaisquer outros fatores relacionados ao Governo, Receita Federal e Ministério da Economia.
Com o CPF Digital, o usuário pode exibir, na tela do celular ou do tablet, o cartão do CPF. O aplicativo também envia notificações da Receita Federal. Em relação ao recurso de atendimento virtual interativo, a ferramenta também permite a consulta à restituição e informa sobre prazo de entrega da declaração, multa por atraso no envio do documento e presta esclarecimentos sobre situações individuais, declaração em conjunto, carnê leão e isenção para pessoas com doenças graves.
Segundo a Receita Federal, o Cadastro de Pessoa Física (CPF) é central para a digitalização dos serviços públicos. Em março do ano passado, o Decreto 9.723 tornou o número de CPF instrumento suficiente e substitutivo da apresentação de outros documentos do cidadão no exercício de obrigações e direitos ou na obtenção de benefícios.
A Receita informou que pretende desenvolver atualizações que ampliem o recurso de atendimento virtual para outros serviços além do Imposto de Renda. A ampliação tem como objetivo diminuir os atendimentos presenciais nas unidades do órgão durante a pandemia de coronavírus, de modo a tornar o CPF Digital a porta de acesso para os principais serviços públicos.
O CPF, é o Cadastro de Pessoa Física, que é mantido informações diretamente pela Receita Federal, e as pessoas podem se inscrever apenas uma vez, mantendo a numeração, porém o nome pode ter alteração de acordo com o processo, como por exemplo inclusão ou exclusão de nome de casado.
Esse é um documento que independentemente da idade ou nacionalidade, poderá ser emitido, então estrangeiros também podem ter o cadastro no CPF.
Tendo o seu número de inscrição, você pode emitir e imprimir uma via do seu CPF diretamente no site da Receita Federal, vamos mostrar mais abaixo como fazer isso.
Como falamos acima, é possível que você emita um comprovante de inscrição do CPF, apenas colocando algumas informações que citaremos abaixo, será possível averiguar a situação do seu cadastro e juntamente a numeração com os seus dados. Confira passo a passo:
*Com informações da Agência Brasil e Receita Federal.