O primeiro dia de provas deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começou com uma avaliação contendo a redação dissertativa-argumentativa e 90 questões objetivas: 45 delas dos componentes linguagens, códigos e suas tecnologias, e 45 de ciências humanas e suas tecnologias. Os candidatos tiveram até as 19h para terminar o exame. O segundo dia do exame é a vez as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias.
Os candidatos já estão no aguardo para saberem os resultados das provas, o gabarito poderá ser consultado pela internet.
Com o app do Enem instalado no seu smartphone você term em mãos o cronograma da prova, mural de avisos, notícias, acompanhamento da inscrição, acompanhamento da solicitação de isenção da taxa de inscrição e muito mais, tudo diretamente da tela do seu celular.
Fazer o download do aplicativo é rápido e gratuito, ele está disponível para quem usa Android na Play Store e para quem usa iPhone, o download está na App Store.
Vale lembrar que o app é para consultar informações de quem já fez a inscrição. Você só consegue fazer a inscrição no Enem pelo site enem.inep.gov.br/participante. Não é possível se inscrever pelo aplicativo.
O tema da redação do Enem desta edição é “Invisibilidade e Registro Civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”, segundo divulgou o Ministro da Educação, Milton Ribeiro, em suas redes sociais. Nesta edição, de acordo com Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o tema da redação é o mesmo tanto para o Enem impresso quanto para o digital.
As notas do Enem podem ser usadas para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni). Para tanto, o candidato não pode tirar nota zero na redação. Os participantes do Enem podem ainda pleitear financiamento estudantil em programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), e se candidatar a uma vaga em instituições de ensino superior portuguesas que têm convênio com o Inep.
Segundo o cronograma divulgado pelo Inep, o gabarito das provas deste ano deverá estar disponível na área do participante a partir do dia 1 de dezembro.
De acordo com o Inep, 3,1 milhões de inscritos devem fazer o Enem 2021. 3 milhões vão realizar provas impressas e 68,8 mil farão a modalidade digital. Os itens das duas versões de avaliação serão idênticos.
Segundo o edital do Enem, são motivos para zerar a redação:
*Com informações da Agência Brasil e Inep.