buscar

Baixe o app do Enem 2021, confira o cartão com local de prova e calendário

Realizado anualmente, o Enem é o maior exame para ingresso no ensino superior do país, contando com milhões de inscrições em todo o território nacional. As notas do Enem podem ser usadas para participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Publicado em Educação dia 3/11/2021 por Alan Corrêa

Mais uma vez, estudantes do Brasil todo irão realizar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Esta avaliação feita pelos estudantes no último ano do ensino médio é uma das formas de entrada em cursos de graduação de faculdades e universidades do país.

Para quem já fez a inscrição, uma dica legal é baixar o app para celular, por ele o estudante pode visualizar o cronograma da prova, acompanhar sua inscrição, acompanhar pedido de isenção de taxa de inscrição, ter acesso aos avisos e às notícias, verificar as perguntas frequentes e as orientações e visualizar sua nota e redação de provas anteriores do Enem.

Baixar app do Enem no Celular

App do Enem para Android

Com o app instalado no seu smartphone você term em mãos o cronograma do Enem, mural de avisos, notícias, acompanhamento da inscrição, acompanhamento da solicitação de isenção da taxa de inscrição e muito mais, tudo diretamente da tela do seu celular.

Fazer o download do aplicativo é rápido e gratuito, ele está disponível para quem usa Android na Play Store e para quem usa iPhone, o download está na App Store.

Vale lembrar que o app é para consultar informações de quem já fez a inscrição. Você só consegue fazer a inscrição no Enem pelo site enem.inep.gov.br/participante. Não é possível se inscrever pelo aplicativo.

As provas do Enem 2021 serão realizadas nos dias 21 e 28 de novembro. A prova de redação será aplicada no primeiro dia. Ela é uma das grandes preocupações da maioria dos candidatos.

Possíveis temas da redação do Enem

A prova de redação será aplicada no primeiro dia. Ela é uma das grandes preocupações da maioria dos candidatos.

A expectativa é que o tema venha ligado aos temas atuais, principalmente as dificuldades dos últimos anos e a atuação dos governos e comunidades nestes tempos.

Aplicativo do Enem – Marcello Casal Jr / Agência Brasil

É sempre uma incógnita o tema da redação, mas para esse ano é esperado assuntos relacionados a saúde no Brasil e no mundo, mas claro que podemos ter ligação com outras áreas afetadas pelas recentes crises mundiais, como a financeira e a educacional.

Vale lembrar também, que devido aos últimos acontecimentos e a presença maior das pessoas em suas casas, o uso da internet teve um grande aumento, levando ao uso de novas ferramentas online que deveriam levar um tempo maior para se popularizarem, como é o caso das reuniões em home office e a adoção dos bancos digitais não só pelos mais jovens, mas do consumidor tradicional que estava acostumado a se deslocar até uma agência bancária.

De modo geral, o estudante não deve descartar nenhum dos assuntos atuais que envolvem a nossa sociedade.

21 e 28 de novembro

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, anunciou as datas das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2021. Pelo Twitter, ele informou que as provas serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro, para as versões impressa e digital.

“Conforme eu já havia anunciado dias atrás, o Enem 2021 acontecerá e será aplicado neste ano. As provas serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro, para as versões impressa e digital. É isso mesmo! A mesma prova, nas mesmas datas, para as duas modalidades”, postou o ministro na rede social.

Estudantes de todo Brasil fazem o Enem – Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Realizado anualmente, o Enem é o maior exame para ingresso no ensino superior do país, contando com milhões de inscrições em todo o território nacional. As notas do Enem podem ser usadas para participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

As provas do Enem 2021 serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro, tanto a versão digital quanto a impressa. As duas versões também terão a mesma estrutura de prova: quatro cadernos de questões e a redação.

Cada prova terá 45 questões de múltipla escolha, que, no caso do Enem Digital, serão apresentadas na tela do computador. Já a redação será realizada em formato impresso, nos mesmos moldes de aplicação e correção da versão em papel. Os participantes receberão folhas de rascunho nos dois dias.

No primeiro dia, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, e ciências humanas e suas tecnologias, além da redação. A aplicação regular terá cinco horas e 30 minutos de duração.

No segundo dia, as provas serão de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias. Nesse caso, a aplicação regular terá cinco horas de duração.

Provas e Gabaritos do Enem

Desde 2009, o Enem é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões cada, e uma redação.

Pelo próprio site do Enem no Portal Gov.Br é possível conferir provas e os gabaritos das edições anteriores do Enem.

As provas são estruturadas em quatro matrizes de referência, uma para cada área de conhecimento.

*Com informações da Agência Brasil e Gov.Br.