Se você também detesta pegar fila e pagar por um serviço que, muitas vezes, nem usa, os bancos digitais podem te ajudar a evitar o stress. Mas com tantos bancos digitais surgindo, como saber qual é o melhor deles, ou como saber quais são confiáveis?
Essa pergunta aflige muita gente que está querendo abrir uma conta sem pagar tarifa alguma, mas que não sabe ao certo por onde começar a escolha do banco ideal. Por isso, separamos algumas dicas que podem te ajudar nessa tarefa.
Antes de mencionar os bancos que podem ser uma boa opção para você, vamos definir alguns critérios para fazer uma boa escolha. Claro que só podemos falar com propriedade aqueles que já são ou foram utilizados por nós, ou que pesquisamos a fundo, e esse é o primeiro critério.
O segundo critério utilizado é a opinião dos consumidores, pois nem todos têm o mesmo perfil, e pode ser que aquilo que é bom pra mim pode não ser bom para você. Então, escolhemos as avaliações do Reclame Aqui como critério também.
A primeira posição do nosso ranking vai para o Banco Inter, que tem o sistema mais completo de todos que analisamos e utilizamos. Desde investimento, cartão de crédito, PIX, e muitos outros serviços.
A parte de investimentos é muito legal, você não precisa pagar nenhuma mensalidade (mas a taxa de corretagem sim, é claro). No Banco Inter você encontra praticamente tudo que tem no banco tradicional. A nota no Reclame Aqui é excelente.
O segundo da nossa lista é o C6 Bank. Entre os destaques está variedade de opções de cartões de crédito de diversas linhas e com limites que atendem às necessidades de todos os clientes.
O banco também oferece aquela Tag que você coloca no veículo para passar no pedágio sem parar. Mas a exclusividade fica por conta da possibilidade de você poder ter uma conta em dólar ou em euro. Mas nos outros investimentos (Renda Fixa e Tesouro Direto) deixa um pouco a desejar.
A famosa BTG também tem o seu banco digital, que tem como grande vantagem estar integrada com o BTG Digital, onde você pode fazer seus investimentos, procurar fundos melhores e tudo mais que pode te ajudar fazer o dinheiro render.
Outro destaque vai para o atendimento excepcional do banco, que não é aquele atendimento robotizado que te faz perder tempo. O atendimento é muito mais humanizado.
Em quarto lugar no ranking está o BS2. Mas porque ele está nesse lugar de destaque? Porque é um dos poucos que permite você ter uma conta em dólar. Ou seja, é legal para quem quer investir o dinheiro lá fora.
Sua grande sacada são os investimentos, embora não ofereça tantos serviços quanto outros que ficaram até abaixo no nosso ranking. Mas isso vai depender de você. A sua nota no Reclame Aqui não é muito legal.
Se você achava que os grandes bancos ficariam fora dessa nova moda, está muito enganado. Grandes instituições financeiras abriram seus bancos digitais, como é o caso do Bradesco, que é dono do Next.
O Next tem um sistema de aplicativo fácil de usar, conta com cartão de crédito, e ainda tem parceria com um sistema que é do Bradesco que permite ao usuário fazer investimentos. Mas o atendimento nem sempre é tão bom para pessoa física.
O Sofisa Direto não é muito conhecido das pessoas, e talvez você nem tenha ouvido falar dele, mas é uma boa opção também. Um dos seus atrativos é a possibilidade de investir em Renda Fixa, com liquidez diária.
Algo que pode parecer uma desvantagem – mas talvez nem seja – é que seu cartão tem a função crédito, mas não é de crédito. Como assim? Você pode utilizar a função crédito (por exemplo para uma compra on-line onde o de débito não serve) mas precisa ter o valor correspondente na conta.
Outra boa opção é o Pagbank (aquele da Moderninha, UOL), que ficou em sétimo lugar no nosso ranking. O dinheiro que estiver parado na conta vai render 200% do CDI, ou seja, mais que o dobro do que rende a Poupança.
Conta com cartão de crédito internacional, e tem um aplicativo muito fácil de usar, muito intuitivo e dinâmico. Quem indica o sistema para outras pessoas podem receber alguns benefícios, caso elas venham a utilizar o serviço.
O Picpay vem logo depois, em oitavo. Além da vantagem de ser um banco digital, o dinheiro que você deixa lá parado – no momento em que escrevemos esse texto – vai render até 210% do CDI. Também tem o cartão de crédito, mas não tem como fazer investimentos ainda.
O Nubank ficou em nono lugar na nossa lista. Apesar de ser o “queridinho” de todos, ele não tem tantas vantagens quanto os outros. Seu grande diferencial é o atendimento, as avaliações são muito positivas.
A fintech ainda é dona daquele cartão de crédito roxo que todo mundo gosta. Além disso, seu dinheiro parado na conta rende 100% do CDI. Fica faltando apenas opções de investimento, Bolsa de Valores, mas espera-se que ele venha a ter no futuro.
O Mercado Pago, que é do Mercado Livre, também é uma boa opção. Uma das suas vantagens é que o dinheiro não fica lá parado se desvalorizando, mas rende uma porcentagem do CDI.
Além disso, o cliente também consegue alguns descontos ou vantagens em lojas parceiras. Contudo, a nota do Reclame Aqui deixa muito a desejar. Outra desvantagem é que se você quiser sacar o dinheiro vai pagar uma taxa.