A carteira de trabalho é um documento obrigatório no ato de uma contratação, sendo a ponte de informações entre o empregador e o empregado, e agora ela está ainda mais fácil de ser acessada e de ter os seus dados protegidos.
A CTPS física está começando a parar de ser produzida, dando a vez apenas para a Carteira de Trabalho digital, onde poderá ser apresentada no ato da contratação de empresas privadas.
O app da carteira de trabalho digital, já está sendo utilizado por diversos trabalhadores, e com ele, o acesso a informações trabalhistas fica ainda mais fácil e prático, além disso o aplicativo tem disponibilidade para usuários Android e iOs.
Ainda surgem muitas dúvidas na cabeça dos trabalhadores em relação à carteira digital, e vamos tentar esclarecer algumas delas aqui, e depois mostraremos como obter a sua CTPS digital em apenas alguns minutos.
A nova carteira digital apresenta basicamente as mesmas funções da física, onde você pode ter acesso a diversas informações de previdência e seu histórico trabalhista, como salário, férias, data de início do contrato, entre muitos outros.
Agora, para facilitar a vida do empregador e do empregado, é só apresentar a sua CTPS digital para que o processo de contratação seja realizado, assim, com vínculos de sistema, em até 48h já pode aparecer todas as informações do novo trabalho.
A carteira física continua com a sua funcionalidade, porém ela não precisará mais ser apresentada no ato da contratação, onde somente com a digital e o seu CPF você já pode realizar todo o processo.
A CTPS física, agora só pode ser solicitada em casos excepcionais, como contratações por órgãos públicos e instituições internacionais. Vamos conferir como abrir o pedido.
Primeiramente, é preciso abrir um Pedido de agendamento do atendimento por e-mail, portanto o endereço eletrônico varia de acordo com o estado em que você reside.
E-mail: trabalho.(uf)@economia.gov.br Se você reside em São Paulo, o endereço deverá ficar como: trabalho.sp@economia.gov.br. Basta substituir a sigla “uf” pelo seu estado.
O aplicativo da Carteira de Trabalho Digital está disponível para os dois sistemas operacionais: Android e iOs. E também está disponível pela Web – para você fazer a sua solicitação, clique aqui. Vamos ao passo a passo agora.
O aplicativo é bem tranquilo de visualizar e mexer, na página inicial você encontrará seu nome e CPF, e as últimas anotações, como rescisão de contrato, salário e afins.
Logo abaixo, terão algumas abas, como a de “contratos” aqui você verá as principais informações sobre o seu trabalho, de salário, férias, cargo, PIS, anotações, tempo de contrato e gráficos.
Ao lado, terá a aba “Enviar”, aqui você escolhe quais dados da sua carteira de trabalho você quer enviar ao empregador, assim que selecionar as informações, no canto inferior direito, você terá sua CTPS em PDF para mandar em um e-mail ou alguma outra ferramenta.
A terceira aba, é a de “Benefícios”, onde você poderá consultar ou solicitar seguro desemprego, benefício emergencial e verificar o calendário do abono salarial.
Por último, tem uma aba “Mais” e três pontinhos acima, ali você consegue ler as políticas de privacidade, perguntas frequentes, consultar canais de atendimento, avaliar o aplicativo e sair da sessão.
Atenção! Para ter acesso aos contratos e algumas outras informações, será necessário responder algumas perguntas para provar que é você, elas podem ser sobre previdência e trabalho.
Se você ainda tiver a carteira física, guarde-a para quando for necessário utilizá-la, lembrando que agora ela só será emitida em casos excepcionais, não havendo necessidade do cidadão abrir requerimento para outros fins.
Você ainda poderá levá-la no momento da contratação, mas agora o uso da mesma é dispensável, podendo apresentar somente a carteira de trabalho digital.