As propagandas de marketing têm ficado cada vez mais agressivas, de modo especial nos últimos anos. Isso acontece de forma particular por meio de ligações e mensagens de SMS, e incomoda, com certeza, todo brasileiro que tem uma linha telefônica.
O desgaste chegou a tal ponto que a ANATEL determinou que as empresas deveriam proporcionar aos seus usuários a possibilidade de impedir que esses contatos continuassem acontecendo. Mas você sabe como fazer isso? Vamos te explicar a seguir.
Antigamente, fazer uma chamada telefônica era algo muito caro. As ligações eram curtas, falava-se apenas o essencial, e mesmo assim não era acessível para todo mundo. Esse cenário mudou nos últimos anos, e fazer ligações ficou quase de graça.
Com isso, o número de ligações de propagandas também aumentou exorbitantemente. Isso tem incomodado muita, a ponto de a ANATEL determinar que as operadoras de telefonia disponibilizassem uma forma dos clientes bloquearem esse tipo de ligação que perturba demais.
A decisão é taxativa, e não deixa margem para interpretações evasivas, e foi proferida depois que as operadoras começaram a incluir nos contratos de prestação de serviço e no regulamento de promoções cláusulas que obrigavam a autorização de recebimento de mensagens.
Mas agora você não precisa mais continuar recebendo esse tipo de ligação. O cliente, de acordo com essa determinação da ANATEL, pode escolher receber ou não as propagandas. Mas como fazer, então, para deixar de receber esses contatos indesejados?
Cada operadora estabeleceu uma forma, vamos colocá-las abaixo:
Como explicamos acima, a decisão da ANATEL não deixa margem para interpretações. Se o cliente decidir não receber mais as mensagens, a operadora é obrigada a deixar de entrar em contato dessa forma para fazer propaganda.
Mas como fazer se isso não funcionar? Se a operadora continuar amolando sua vida, você poderá entrar em contato diretamente com a ANATEL e reportar o problema. Faça sua reclamação e informe os dados da linha, eles vão fazer os contatos indesejados pararem de acontecer.
O prazo que a operadora tem para deixar de enviar as mensagens ou fazer ligações é de 24 horas. Já a ANATEL deverá te dar um retorno com a resolução do problema num prazo de até 5 dias úteis.