O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), é um órgão público que com contribuições dos cidadãos, visa trazer alguns benefícios para os mesmos. Se você quer começar a sua contribuição, basta entender o que ele é e como funciona.
Agora, você consegue fazer o seu cadastro no INSS pela internet, de modo fácil, rápido e seguro, sem precisar ter que realizar ou dar continuidade aos serviços de modo presencial. Assim, facilita a vida dos cidadãos, e evita aglomerações.
Vamos entender quais são os benefícios de contribuir para a previdência e como eles funcionam! Com novos serviços digitais, você não precisa nem sair de casa para buscar informações, abrir solicitações e se cadastrar em algum serviço do Governo Federal.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), é um órgão público que se responsabiliza pelo pagamento de benefícios e aposentadoria dos trabalhadores brasileiros. Portanto, quem contribui com tempo, valor e afins para a previdência, assim que se aposenta recebe um “salário” fixo todo mês.
Ele acaba cuidando de toda essa parte burocrática dos direitos dos segurados do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) – que é o que estabelece regras e os deveres do Regime Público de previdência social no Brasil.
Além de serem responsáveis pelo pagamento das aposentadorias e outros benefícios, eles também participam quando se trata de auxílio doença ou de pensão por morte.
Para se inscrever no INSS é rápido e fácil, a fim de evitar filas e aglomerações, o serviço é disponibilizado digitalmente para os brasileiros que desejam começar a contribuir para a previdência. Você pode baixar o app MEU INSS e fazer diretamente do seu smartphone, ou poderá realizar a inscrição pela Web.
Assim que você realiza a inscrição no Meu INSS, é gerado um número de NIT (Número de Inscrição do Trabalhador), e se você já o possui, ou tem cadastro com PIS, Pasep ou NIS, a numeração se mantém a mesma, sem precisar ter que se cadastrar novamente, pois ele já pode ser utilizado na previdência. Caso você não tenha essa conta, confira passo a passo comigo de como realizar sua inscrição:
A realização da inscrição no MEU INSS, às vezes nem é só para começar a contribuir, mas para realizar algum serviço designado à previdência e trabalho, como dados divergentes da carteira de trabalhador por exemplo.
Se a inscrição for para uma criança, ou para outra pessoa que não seja o próprio contribuinte, o representante legal, deverá ligar no telefone 135 e seguir com as instruções de cadastro.
Se você quer começar a contribuir, se inscreva no portal do meu INSS e acompanhe as suas movimentações e informações diretamente do aplicativo, ou do site da web.
Atenção! Existem alguns serviços que podem ser realizados através do portal Gov.br, assim facilita ainda mais o acesso sem precisar ficar realizando inscrições para solicitar apenas um serviço.
Vamos citar aqui alguns benefícios que são pagos para trabalhadores contribuintes ou segurados, que são eles: Auxílio-doença, salário maternidade, auxílio reclusão, aposentadoria, pensão, Seguro desemprego do pescador artesanal, acordo internacional, calendário de pagamento, agendamento de perícias entre muitos outros.
No site MEU INSS, você consegue obter informações sobre quais serviços são disponibilizados, quais são as etapas para realizar o mesmo, e quais são os documentos que precisam ser comprovados ou por agendamento ou por e-mail.
Você também pode consultar por aplicativo o acesso às informações, e sobre as suas movimentações também! Assim fica mais fácil ter o serviço, literalmente, na palma da sua mão.