Diante dos avanços digitais, os serviços públicos foram modernizados a fim de economizar tempo e oferecer conforto remotamente, agregando valor à imagem dos órgãos governamentais responsáveis. Dessa forma, algumas instituições disponibilizam a consulta de informações referentes a documentos pessoais.
Assim, a busca pela CNH pode ser concluída pelos meios digitais do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), sendo os mais acessados para esse serviço. Confira a seguir como usar o CPF para encontrar a CNH.
De acordo com o Detran, utilizando o CPF e as plataformas digitais dos Departamentos de Trânsito, os dados cadastrais atrelados à CNH do condutor habilitado podem ser facilmente consultados.
Entre as informações fornecidas, o tópico mais questionado é o de pontos de infração. Diante disso, a origem, quantidade e prazo de expiração estão disponíveis para a consulta online. Ademais, outros assuntos como a renovação da CNH, o número de registro do documento e a possível presença de débitos são de fácil acesso ao cidadão.
Atualmente a consulta remota da CNH está sendo realizada pelas duas plataformas supracitadas, de forma a facilitar e democratizar o acesso aos serviços públicos de trânsito, que antes eram burocráticos e presenciais.
Inicialmente, para realizar o procedimento pelo portal do Denatran é necessário seguir os passos de forma dinâmica. Primeiramente, acesse o site do Denatran e complete o cadastro no gov.br (veja aqui como fazer sua conta GovBr). com os dados pessoais. Após a finalização dessa etapa, selecione o campo “Habilitação” e escolha o tipo de habilitação desejada para consulta. Por fim, as informações referentes ao documento serão disponibilizadas.
O serviço pelo Detran é semelhante ao do anterior, diferenciando-se pela quantidade de documentos fornecidos para a realização da consulta. Antes de tudo, acesse o site do Detran do estado pertencente e clique em “Pelo portal” para fornecer o CPF, o número da CNH e o endereço em que está registrada. Ao final do cadastro, crie uma senha para facilitar consultas futuras e acesse os tópicos da CNH.
A consulta de uma Carteira Nacional de Habilitação suspensa ou cassada é feita pelo portal do Detran do estado cadastrado, havendo pequenas diferenças entre os lugares de busca. Assim, segue o passo a passo para investigar os casos.
Primeiramente, deve-se acessar o site do Detran e escolher a aba “CNH – Habilitação”. Após a primeira etapa, digite “consulta” na área destinada a pesquisa para encontrar o serviço em específico. Ademais, selecione o campo “Consulta de processo de suspensão/cassação” e escolha entre suspensão ou cassação. Por fim, insira o número do CPF e clique em “Pesquisar” para obter os resultados existentes.
Caso nenhum processo de cassação ou suspensão do documento esteja vigente, não constará informações sobre infrações para o número de registro da CNH. Entretanto, se existir algum, estará disponível para a visualização após a busca.