Muita gente começou a fazer exercício nesse ano, e nada melhor do que escutar uma musiquinha durante a atividade física. Mas a dúvida se fone de ouvido estraga se molhar com o suor vem tirando o ritmo da galera.
Com isso, muita gente tem pensando em utilizado fones de ouvido para ficar mais à vontade e não incomodar os outros, nem ser incomodado, mas qual o fone ideal para essa ocasião? Ou ainda, como utilizar o fone de forma correta ao caminhar, correr ou pedalar?
Correr, pedalar, levantar peso ou apenas fazer uma leve caminhada são atividades que começaram a entrar na rotina dos brasileiros. E como bons brasileiros que somos, nada melhor do que uma música para deixar o exercício menos sofrido, mais leve.
Como boa parte das pessoas – talvez a maioria – pratique as atividades físicas em locais cheios de outras pessoas, como é o caso das academias, a solução é utilizar fone de ouvido, assim você escuta a música que gosta sem atrapalhar ninguém. Mas sabia que o uso incorreto dos fones pode danificá-lo?
É isso mesmo, o uso incorreto dos fones pode danificá-los. Além disso, muitos fones não possuem o mínimo de proteção para serem utilizados em atividades físicas, uma vez que derramamos suor, mesmo dentro das orelhas, ainda que em quantidade reduzida.
Quando essas secreções entram em contato com o fone, no caso desses que não contam com proteção, o sal e o líquido vão danificando os componentes internos, e logo eles deixarão de funcionar.
Esse tipo de situação pode acontecer de forma mais acentuada com equipamentos que não possuem certificação, explica o professor Renato Giacomini, coordenador do departamento de engenharia elétrica do Centro Universitário FEI.
A falta de certificado significa, em geral, a má qualidade do produto e, consequentemente, uma durabilidade e resistência menor do que aqueles que são testados e aprimorados continuamente.
Assim, é preciso pesquisar muito bem antes de comprar os fones de ouvido, especialmente se eles são destinados à atividade física. Se esses fones são com ou sem fio, do ponto de vistas do suor, isso é indiferente. Ambos correm risco de sofrerem os danos com o passar do tempo.
Mas se você está achando que vai precisar abandonar os fones durante o exercício, calma. Não vamos nos precipitar. Hoje em dia existem modelos certificados que contam com a classificação IP (Ingress Protection).
Fones que contam com a classificação IP (Ingress Protection) estarão protegidos contra os efeitos do suor. Mas como saber se meu fone tem a classificação IP (Ingress Protection)?
Normalmente, no próprio fone ou na sua caixa essa indicação aparece. Pode contas apenas assim: IPXX, por exemplo. O “X” indica a tolerância que o equipamento tem em relação a elementos como o suor, mas também contra a poeira e até mesmo a água.
Para o leito ter uma ideia do grau de proteção, trouxemos uma lista abaixo com a indicação numérica.
Grau de proteção contra sólidos:
Grau de proteção contra água:
Se o seu fone é certificado, você provavelmente tem pelo menos um mínimo de proteção. Mas também é possível tomar alguns cuidados para evitar que o pior aconteça.
Um desses cuidados é deixar o fone em local arejado após o uso. Outra dica é não expor os fones a temperaturas elevadas. Dependendo do tipo de fone, você também pode higienizar com um pano seco ou cotonete. Pode usar o álcool isopropílico também, mas nenhum outro em seu lugar.