Recentemente o bilionário Elon Musk causou polêmicas na internet devido a sua tentativa de compra do aplicativo Twitter e depois, sua desistência. Porém, dias antes da audiência jurídica destinada a negociar a primeira tentativa, o CEO da Tesla decidiu prosseguir com a compra, visto que, de acordo com suas estratégias, o twitter aceleraria de 3 a 5 anos o projeto X. Mas o que seria o projeto X?
O futuro superapp de Elon Musk denominado “X”, também conhecido como o “app de tudo” devido a um tweet publicado por seu idealizador, recebeu este apelido pois, aparentemente, está buscando agrupar todas redes sociais e serviços virtuais indispensáveis dentro de um único aplicativo.
Dentre as ferramentas que o app promete ter, pode ser citado: mensagens, ligações, pagamentos, compras, corridas de táxi, delivery de alimentos, notícias, etc. Na Ásia, seu maior rival é o WeChat, uma plataforma muito semelhante ao conceito de superapp de Elon Musk. Há boatos de que Mark Zuckerberg já havia tentado competir com este aplicativo asiático mas fracassou devido à popularidade do software na região.
Caso o projeto se concretize, o grande diferencial que este teria em relação ao WeChat é a liberdade de expressão, visto que o app asiático é fortemente monitorado e conta com uma inteligência artificial que censura conteúdos que são indesejados para o Partido Comunista que lidera a China. Tais situações não aconteceriam no superapp X já que seu dono é a favor da liberdade de opinião e democracia, fazendo com que possivelmente os asiáticos optem pela nova plataforma livre de repressão.
O domínio “X.com” pertence à Musk desde 2017, onde o bilionário nem tinha planos para este projeto, mas manteve o nome patenteado porque possuía um valor simbólico para ele, já que nos anos 2000 o mesmo teria inaugurado uma startup com este mesmo título.
Conforme os anos se passaram, algumas ideias inovadoras foram surgindo a respeito do app de tudo, e a recente compra do Twitter por 44 bilhões de dólares revela algumas intenções de Musk com este novo planejamento. Pouco foi dito pelo bilionário a respeito da plataforma X, mas a partir das pequenas pistas observadas em depoimentos online, foi possível entender um pouco mais a respeito do projeto. A primeira vez que o nome do projeto foi mencionado por Elon foi em 2021, graças a um usuário do Twitter que teria perguntado: “Você já pensou em criar sua própria plataforma social? Se os planos com o Twitter não deram certo”, e Musk apenas respondeu com “X.com”.
Elon já afirmou que a compra da rede social Twitter é apenas o primeiro passo para algo muito maior, e esta servirá como um acelerador do processo de construção do superapp. Porém nem todas as informações foram confirmadas pelo bilionário, portanto, o X continua sendo um fruto de especulações e investigações dos internautas. Até o momento, o domínio X.com não possui conteúdo algum, exceto pela letra X localizada no topo do site.