Consulta CPF pela Receita Federal é grátis; veja como consultar situação cadastral

Você alguma vez já precisou consultar a situação cadastral ou até mesmo a regularidade de seu CPF mas não sabia como? A Receita Federal disponibilizou um novo meio de acesso a essas informações.
Publicado em Dicas dia 19/07/2022 por Alan Corrêa

Você alguma vez já precisou consultar a situação cadastral ou até mesmo a regularidade de seu CPF mas não sabia como? A Receita Federal disponibilizou um novo meio de acesso a essas informações.

O Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) é um banco de dados administrado pela Receita Federal. Cada número do CPF é único e definitivo para cada pessoa, ou seja, cada um pode se inscrever apenas uma vez (e não existe restrição de idade). Quando tal documento encontra-se em situação regular, significa que não existe nenhuma pendência no cadastro do contribuinte, além de que o indivíduo está autorizado a receber benefícios do estado, como o Auxilio Brasil, por exemplo.

Caso contrário, essas vantagens serão negadas. Por este motivo, todo cidadão deve ter acesso aos dados cadastrais de seu CPF para além de consultá-lo, ter a chance de regularizá-lo.

Consultar CPF

Através do site da Receita Federal, você poderá se informar sobre a situação cadastral de seu CPF.

Basta acessar o site e clicar nas três barrinhas localizadas no canto superior esquerdo. Em seguida, selecione a opção “Assuntos” e “Meu CPF”. Você será direcionado a uma aba onde deverá clicar na opção “Consultar CPF”, e depois “Iniciar”. Será preciso inserir o número do CPF, a data de nascimento e assinalar a opção “não sou um robô” para prosseguir. Por meio desta pesquisa, você poderá checar a situação cadastral juntamente de seu comprovante.

A consulta também pode ser realizada no aplicativo CPF Digital, que está disponível para todos os aparelhos celulares.

Quais são as possíveis situações cadastrais?

Superintendência da Receita Federal, em Brasília (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Superintendência da Receita Federal, em Brasília (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Além de regular, existem outras situações em que seu documento pode estar inserido: caso sua consulta conste que seu CPF esteja “Pendente de regularização”, isso significa que o contribuinte provavelmente deixou de entregar alguma declaração obrigatória do imposto de renda nos últimos cinco anos. Neste caso, para buscar pela informação que está faltando, o indivíduo pode acessar a conta gov.br. Se a situação for “Suspenso”, o cadastro está incorreto ou incompleto, sendo de fácil resolução. A regularização poderá ser feita pelo próprio site da Receita Federal.

Um outro caso seria “Titular Falecido”, onde foi informado que o titular deste CPF faleceu, e se por acaso seu documento tenha sido enquadrado indevidamente nesta opção, é necessário agendar um atendimento na Receita. Por último, caso a situação conste “Cancelado”, provavelmente seu documento tenha sido vítima de duplicidade ou decisão em um processo. Para solucionar a questão, também será necessário um agendamento na Receita Federal.

Além disso, mesmo que a situação cadastral seja “Regular”, verifique se as informações contidas no comprovante estão corretas, para evitar uma futura suspensão.

Receita lança atendimento sobre CPF pelo Telegram

Iniciativa busca dar maior agilidade no atendimento ao cidadão
Iniciativa busca dar maior agilidade no atendimento ao cidadão

A Receita Federal inaugura hoje (3) atendimento de serviços relacionados ao Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) pelo Telegram. Esse novo canal de atendimento utiliza tecnologia conhecida como chatbot, que realiza o atendimento virtual e simula uma conversação por meio de chat.

Segundo a Receita, a iniciativa busca dar maior agilidade no atendimento ao cidadão e contribui para evitar que as pessoas se desloquem para alguma unidade de atendimento presencial, preservando a saúde dos servidores e cidadãos, evitando a aglomeração e a propagação do novo coronavírus.

Para solicitar o serviço, o contribuinte deverá acessar o canal ReceitaFederalOficial, interagir com a ferramenta, enviando as informações e documentos exigidos para que a Receita Federal faça a análise do pedido e conclua o atendimento.

Estão disponíveis no novo canal serviços como:

  • Atualização/alteração de dados e Regularização de CPF;
  • Segunda via de CPF;
  • Informação do número do CPF;
  • Consulta à situação cadastral; e
  • Consulta ausência de DIRPF – Declaração do Imposto de Renda Pessoas Físicas (exercício omisso).

*Com informações da Agência Brasil, Receita Federal e GovBR.