Corrida espacial marcou o século XX

A corrida espacial foi um grande capítulo na história da guerra fria e mundial. A corrida foi uma "competição" entre a URSS (União Soviética) e os EUA (Estados Unidos). Nessa parte da história eles disputam o pioneirismo no espaço.
Publicado em Curiosidades dia 28/11/2021 por Alan Corrêa

A corrida espacial foi um grande capítulo na história da guerra fria e mundial. Esta verdadeira “competição” foi entre a URSS (União Soviética) e os EUA (Estados Unidos). Nessa parte da história eles disputam o pioneirismo no espaço.

Essa disputa ocorreu na segunda metade do Século XX, não faz muito tempo, essa competição de influências entre os EUA e a URSS foi 1957 até 1975.

Um grande marco na corrida foi o avanço americano sobre o espaço com intensas pesquisas, entretanto os Soviéticos não ficaram muito atrás, afinal os primeiros a chegarem na lua foram eles, com uma cadela.

Essa competição toda entre as duas potências foi resultado da guerra fria que havia começado pouco antes do fim da segunda guerra, o nome guerra fria se deu ao fato de que nenhum dos países usou de força armada para “atacar”o outro, essa foi uma grande disputa política entre o comunismo e o capitalismo, isso a grosso modo, claro.

Como muitos já sabem os grandes vencedores da segunda guerra foram os Americanos e Soviéticos que próximo ao fim já começaram a disputar sua soberania no mundo, quem conseguiria ter mais influência.

Mas agora, voltando à corrida que durou mais de 20 anos, vamos falar sobre os principais acontecimentos dela.

Imaginem, a corrida começa e o primeiro marco seria conseguir chegar ao espaço. Um grande feito soviético, enviaram a cadela Laika ao espaço, que chegou a morrer dias depois devido ao superaquecimento da nave. A cadela foi enviada no dia 4 de novembro de 1957, o Sputnik 2. O Sputnik 1, primeiro satélite artificial a orbitar na Terra, conseguiu orbitar por 22 dias pela terra.

Uma réplica do Sputnik 1, o primeiro satélite artificial, lançado em 1957 pela URSS.
Uma réplica do Sputnik 1, o primeiro satélite artificial, lançado em 1957 pela URSS.

Esse grande passo para a ciência pesava 83,6 Kg, e tinha 58 cm de diâmetro. Logo em seguida do grande avanço soviético o Estados Unidos lançaram seu primeiro satélite, Explorer 1, enviado em 31 de janeiro de 1958, que logo descobriu uma região radioativa ao redor da terra conhecida como Cinturão de Van Allen, porém 4 meses depois parou de emitir sinais.Em seguida disso os americanos deram outro golpe na URSS, criaram a NASA ( National Aeronautics Space Administration).

Dentre todos os esforços feitos pelos Estados Unidos estavam levar o homem ao espaço, mas esse marco ficou para os soviéticos assim como, enviarem a primeira sonda a orbitar o sol, o primeiro ser vivo ao espaço e não podemos esquecer do primeiro satélite a orbitar a terra. Em janeiro de 1961 dois corajasos homens resolveram enfrentar os mistérios do espaço Yuri Alekseyevich Gagarin e German Stepanovich Titov.

Yuri foi o primeiro enviado, sua aeronave era o Vostok 1, e seu lançamento foi em 12 de abril de 1961, sua aeronave orbitou por 108 segundos e ele se pronunciou dizendo “a terra é azul”.

Além disso, a primeira mulher a ir no espaço também foi a potência soviética que enviou, Vladimirovna Tereshkova, em 16 de janeiro de 1963.

Depois de tantos marcos aos URSS, já estava na hora dos EUA terem algo que mudasse o jogo pra eles, e assim foi feito, a primeira tripulação enviada à lua foi obra dos americanos, além disso, ela foi o último grande acontecimento da corrida espacial. O projeto foi anunciado pelo presidente John F. Kennedy, em 1961.Esse marco era uma grande obsessão da potência, afinal como esclarecido antes no texto, quase todos os grandes marcos eram obra dos soviéticos.

Para dar mais visibilidade e intensificar a importância desse marco a NASA criou o projeto Apollo, esse projeto necessitou de bilhões dólares e apoio incondicional do governo do país ao longo da década de 1960.

Até que fosse efetuada a expedição foram feitos vários testes e experiências.E finalmente em 1968 Apollo 8 enviou um grupo para orbitar a lua, mas a que de fato levou o homem a pisar nela foi a Apollo 11, quando Neil Armstrong, Edwin Aldrin e Michael Collins chegaram a lua, eles foram enviados dia 16 de julho de 1969, chegaram e dia 19 e iniciaram sua volta a terra dia 20.

Quem realmente pisou em solo lunar e deixou a famosa pegada foi Armstrong e também soltou a famosa frase “Esse é um pequeno passo para o homem, mas um grande salto para a humanidade!”.

Neil Armstrong durante a primeira visita do homem à Lua.
Neil Armstrong durante a primeira visita do homem à Lua.

Logo em seguida, Aldrin e Armstrong exploraram a superfície lunar e os 3 voltaram para a terra, chegaram dia 24 de julho de 1969 e trouxeram também 21kg de rochas lunares, que como já devem imaginar foi utilizada em vários estudos científicos. Ao todo foram 17 missões do Apollo, responsáveis por trazer 380 Kg de rochas lunares para pesquisas e experimentos aqui na terra.

O marco do fim da corrida espacial foi um feito em conjunto entre a URSS e os EUA, que ocorreu em 17 de julho de 1975, nessa missão foram enviadas as naves Apollo e a Soyuz 19. Ela marcou o fim dessa corrida e uma grande parceria com meios científicos.

Nova corrida espacial

Em sua disputa com o Richard Branson, da Virgin Galactic, Bezos acabou programando seu voo para 9 dias depois do rival. Branson voo por cerca de 20 minutos com sua missão, se tornando o primeiro empresário a fazer algo do tipo.
Em sua disputa com o Richard Branson, da Virgin Galactic, Bezos acabou programando seu voo para 9 dias depois do rival. Branson voo por cerca de 20 minutos com sua missão, se tornando o primeiro empresário a fazer algo do tipo.

A corrida espacial moderna já começou de forma privada com a Virgin Galactic, de Richard Branson, a SpaceX de Elon Musk e a Blue Origin de Jeff Bezos.

Agora a corrida não é mais armamentista entre países, a nova busca é pela exploração espacial de forma turística.