Dark Souls te leva para um RPG medieval

Você conhece o jogo Dark Souls? O RPG de ação se tornou um dos jogos mais conhecidos dos últimos dez anos. Inspirado na era medieval, o game conta com deuses e seres místicos.
Publicado em Games dia 10/08/2022 por Alan Corrêa

Você conhece o jogo Dark Souls? O RPG de ação se tornou um dos jogos mais conhecidos dos últimos dez anos. Inspirado na era medieval, o game conta com masmorras e fortalezas, além da presença de deuses e seres místicos. Sendo o segundo título da série “Souls”, seu enredo é baseado em características do antigo e primeiro título “Demon”s Souls”.

Souls é uma série de jogos de RPG de ação desenvolvidos pela FromSoftware. A série começou com o lançamento de Demon’s Souls para o PlayStation 3 em 2009, e foi seguida por Dark Souls e suas sequências, Dark Souls II e Dark Souls III, na década de 2010.

Sobre o jogo

Com o fogo se apagando e o mundo caindo em ruínas, você precisa se aventurar em um universo repleto de inimigos e ambientes colossais. Jogadores entrarão em um mundo de trevas e atmosfera épica, com uma jogabilidade mais ágil e combates mais intensos.
Com o fogo se apagando e o mundo caindo em ruínas, você precisa se aventurar em um universo repleto de inimigos e ambientes colossais. Jogadores entrarão em um mundo de trevas e atmosfera épica, com uma jogabilidade mais ágil e combates mais intensos.

Desenvolvido pela empresa FromSoftware e lançado por Namco Bandai Games em 2011, o jogo foi disponibilizado apenas para PlayStation 3 e Xbox 360. Já em 2012, o mesmo foi relançado para Microsoft Windows. Dark Souls se passa em um reino fictício denominado Lordran, e de acordo com a história, os jogadores são responsáveis por assumir o papel de um personagem morto-vivo amaldiçoado.

História

Muito ligado à mitologias, o jogo conta a história de Chosen Undead, um morto-vivo amaldiçoado que, de acordo com os mitos, está destinado a embarcar em uma aventura a fim de quebrar a maldição da qual faz parte. De acordo com o enredo, a condenação ocorre para aqueles que apresentam uma misteriosa marca negra.

No game, todo o personagem tem sua importância, de modo que cada um deles apresenta uma história particular. Isso revela a complexidade do jogo, e o quanto seus produtores se empenharam para torná-lo mais humano. Porém, ainda sim a história conta com tragédias e cenários caóticos, sendo esse um dos motivos para a tamanha popularidade do jogo.

Jogabilidade

O jogo é apresentado em terceira pessoa, ou seja, permite que o jogador tenha uma visão 3D de seu personagem, que neste caso, trata-se de Chosen Undead. O foco do jogo são os combates estratégicos, além de ser uma das características mais conhecidas do jogo. A jogabilidade conta com muitas dificuldades, uma peculiaridade que foi desejada e arquitetada pelos próprios criadores.

Hidetaka Miyazaki, criador do game, resolveu adicionar ao mesmo, algumas mecânicas que, de acordo com ele, deveriam existir em RPGs, como a esquiva e a estamina. Esta pode ser considerada uma crítica a outros jogos automáticos onde os comandos são facilitados para que o jogador conquiste a vitória facilmente, dando a eles um falso sentimento de conquista acompanhado de pouco esforço.

Além disso, Dark Souls também conta com um sistema online de interações, permitindo que os jogadores se relacionem dentro da plataforma por meio de dicas in-game, combates e cooperações.

Popularidade

Premiado como "Melhor RPG" na Gamescom 2015 e com mais de 35 prêmios e indicações na E3 2015, DARK SOULS™ III continua a elevar o patamar de uma das séries mais inovadoras e aclamadas pela crítica.
Premiado como “Melhor RPG” na Gamescom 2015 e com mais de 35 prêmios e indicações na E3 2015, DARK SOULS™ III continua a elevar o patamar de uma das séries mais inovadoras e aclamadas pela crítica.

Aclamado pelas críticas, o game é considerado um dos melhores jogos de todos os tempos, isto porque a profundidade de seus combates e backgrounds foram muito bem avaliados e elogiados. Entretanto, o grau de dificuldade do jogo dividiu opiniões, já que muitos consideram os levels praticamente implacáveis.

Ainda sim, Dark Souls alcançou muito reconhecimento, vendendo mais de dois milhões de cópias em todo o mundo até o ano de 2013. No site Game Rankings, o mesmo atingiu a marca de 83% de aprovação pela crítica.

*Com informações da Steam, Wikipédia e Playstation.