Dicas para reduzir seu consumo com o Whatsapp no celular

Está perdendo muito dados do 4G com o WhatsApp e não sabe o motivo? Veja agora 4 dicas que vão fazer você economizar muito mais sua internet. E o melhor é que você não vai ficar precisando ligar e desligar os dados do seu celular.

Dicas
3 meses atrás
Dicas para reduzir seu consumo com o Whatsapp no celular

O pacote de dados é muito limitado para a maioria dos usuários, por isso é importante saber o que está consumindo seu pacote desnecessariamente. Nosso passo a passo é para você que usa Android e para quem usa iOS também.

Como diminuir uso de dados do WhatsApp

Se você é uma daquelas pessoas que está cansada de desperdiçar seu pacote de dados com o WhatsApp sem sequer estar usando o aplicativo, veja como fazer para impedir que isso continue acontecendo, de forma simples e rápida.

Um dos grandes vilões que consome seus dados no WhatsApp é o backup automático das mensagens, que muitas das vezes está configurado para fazer o backup das mídias também. Isso consome muito dos dados do seu plano de internet.

Mas com algumas simples configurações no próprio aplicativo você pode impedir que isso continue acontecendo. E o melhor de tudo é que você não vai mais precisar ficar ligando e desligando os dados do seu celular.

Dicas para reduzir seu consumo com o Whatsapp no celular
Dicas para reduzir seu consumo com o Whatsapp no celular

Como saber a quantidade de dados que o WhatsApp está consumindo

Muita gente nem sabe o quanto o WhatsApp está consumindo de seu plano de dados. Se você está nesta situação e quer saber o consumo do aplicativo, acesse o caminho a seguir e descubra o que está acontecendo.

Configurações > Armazenamento de dados > Uso de rede. O caminho é bem simples, mas muita gente não conhece. Aqui você poderá ver quantas mensagens foram enviadas, bem como as mídias (fotos e vídeos), status, ligações e o total utilizado. Caso queira, você pode clicar em “Zerar estatísticas” para recomeçar uma nova contagem.

Passo a passo para impedir desperdício de dados pelo WhatsApp

Se você quiser passar a economizar no consumo de dados do seu plano de internet pelo WhatsApp, basta desabilitar os downloads automáticos quando seu dispositivo não estiver conectado a uma rede Wi-Fi. Para isso, siga o passo a passo abaixo.

Configurações > Armazenamento e dados > Download automático de mídia. Desabilitando essa opção o aplicativo deixará de descarregar a foto ou vídeo quando estiver usando os dados do celular.

Dicas para reduzir seu consumo com o Whatsapp no celular
Dicas para reduzir seu consumo com o Whatsapp no celular

Reduzir consumo de dados durante as ligações pelo WhatsApp

Outra função que consome muitos dados de internet no WhatsApp é quando o usuário faz ligações, especialmente se for chamada de vídeo. Mas aqui também é possível reduzir o consumo de dados com uma configuração bem simples.

Configurações > Armazenamento de dados > Usar menos dados em chamadas. Deixe essa opção ativada para que o aplicativo reduza o consumo de dados enquanto você estiver fazendo uma ligação.

O vilão do consumo de dados: o backup

Mas o grande vilão mesmo do consumo de dados desnecessariamente é o backup automático. Ter uma cópia de segurança de suas conversas é muito importante, mas usar os dados do celular para isso não é uma boa ideia. Em pouco tempo os dados são consumidos e o usuário nem se dá conta do que está acontecendo. Para evitar essa situação, siga o passo a passo abaixo.

Se você é usuário de iOS vá em Configurações > Conversas > Backup de conversas > Backup automático. Nesta opção o usuário poderá escolher a frequência que deseja que os backups sejam feitos.

Depois que fizer isso, feche o aplicativo e abra o “Ajustes do iOS”, selecione a opção “Celular” e role a barra até encontrar “iCloud Drive”. Desabilite essa opção e pronto, o aplicativo só fará backup quando estiver conectado a uma rede Wi-Fi.

Se você usa o Android, vá em Configurações > Conversas > Backup de conversas > Fazer backup via > Somente Wi-Fi. Pronto, você estará protegido de perder dados de internet desnecessariamente.

Dicas para reduzir seu consumo com o Whatsapp no celular
Dicas para reduzir seu consumo com o Whatsapp no celular

Techdoido

A tecnologia faz parte da nossa vida, e o Techdoido traz as novidades e dicas sobre elas para você neste blog.

Vamos Bater um Papo?