As tecnologias de realidade virtual cada vez mais têm ganhado espaço em todo o mundo. Seja com óculos, softwares ou até mesmo em universos criados, o que sabemos é que nosso futuro passa pelas redes.
Mas você já parou para pensar como seria uma realidade onde possa existir uma realidade onde as reuniões possam acontecer em um cenário virtual, com avatares digitalizados e em tempo real? Pode parecer uma grande loucura, mas já neste ano, via Microsoft Teams, isso será possível no Metaverso.
Com o começo da pandemia, o método de trabalho em escritórios sofreu uma alteração jamais vista antes, afinal, não era possível todos estarem juntos no mesmo ambiente e, por sua vez, o trabalho remoto se tornou obrigatório.
O tempo passou e, mesmo com as dificuldades iniciais, o modelo de trabalho remoto ganhou muita força e grande parte dos colaboradores prefere continuar com o mesmo. Em contrapartida, cerca de 65% destes acham que ter uma interação presencial com sua equipe é de suma importância, criando assim o “paradoxo do trabalho híbrido”, onde as pessoas preferem estar em suas casas, mas acham mais produtivo ter contato com os demais.
E por qual razão esta interação é mais complexa? Pelo fato de que as plataformas de videoconferência já se mostraram ineficazes no longo prazo! Ficar nestas ligações de vídeo, além de cansativas, fazem com que as pessoas percam a atenção rapidamente, ocasionando assim que muitos assuntos importantes passem despercebidos.
Junto do trabalho híbrido, um termo que vem ganhando cada vez mais força é o do Metaverso. Mas afinal de contas, o que é esse universo que fez o Facdebook mudar o nome de sua empresa para “Meta” e fazer os mesmos afirmarem que seriam uma empresa de metaverso?
Se pudermos resumir em poucas palavras o que seria o metaverso, seria a criação de uma nova realidade por meio da internet, um universo inteiramente novo e digitalizado! Por meio deste, as pessoas poderão ter seus avatares e interagirem igual na vida real, porém em um universo digital integrado.
Diversas empresas já estão começando a investir no metaverso, pois este aparentemente será o futuro. Cada uma utilizando uma tecnologia diferente e tendo nomes distintos para sua tecnologia, mas o fato é que o conceito de metaverso cada vez está mais presente em nossas vidas (e a tendência é aumentar cada vez mais)!
Enquanto o Facebook anuncia para todos sua tecnologia de metaverso, que foi chamada de Horizon Worlds, a Microsoft utiliza desde 2017 a tecnologia que foi apelidada de Mesh, já sendo utilizada em produtos como o Altspace VR (uma plataforma de metaverso).
Foi então que, em novembro do ano passado, em um evento anual chamado de Microsoft Ignite, a empresa mostrou sua solução que junta o metaverso com o Teams, criando assim uma experiência pra lá de inovadora!
Utilizando a tecnologia Mesh, será possível criar ambientes de forma virtual, personalizar o seu avatar e interagir com os demais com uma visão em primeira pessoa, como se você estivesse realmente dentro da tela do computador!
Esta estratégia é muito inovadora por diversas razões, entre elas a expansão do conceito de metaverso que cada vez mais está ganhando força e, também, para que os usuários do Teams possam se sentir imersos de uma só vez em reuniões e convenções, vendo os avatares de outras pessoas e se comunicando com elas.
Ainda não existem detalhes mais precisos sobre como a tecnologia funcionará de fato ou uma data específica para que o Microsoft Teams receba tal funcionalidade. Mas, por ora, o que sabemos é que até mesmo os mais conservadores vão querer adentrar no metaverso, mesmo que por curiosidade, para entender como será este futuro de trabalho híbrido!
Em uma postagem de blog anual publicada em 7 de dezembro, Gates disse que prevê que a maioria das reuniões virtuais pode passar de “grades de imagem de câmera 2D” para o metaverso dentro de dois a três anos, no que seria um espaço 3D com avatares digitais.
“Dentro dos próximos dois ou três anos, eu prevejo que a maioria das reuniões virtuais irá passar de grades de imagens de câmeras 2D … para o metaverso, um espaço 3D com avatares digitais”, disse Bill Gates em seu blog.
“A ideia é que você acabe usando seu avatar para se encontrar com pessoas em um espaço virtual que reproduz a sensação de estar em uma sala real com elas”, escreveu Gates.
*Com informações da Altspace VR, Microsoft e Computerworld.