Guia Facebook Metaverso: como entrar e usar o novo game Horizon Worlds do Zuckerberg

A evolução dos games para a realidade virtual do Metaverso é o que podemos esperar para o futuro do entretenimento digital e até mesmo para usos corporativos, uma das novidades mais promissoras é da empresa Meta, a dona do Facebook.

Novidades
Publicado em 11/12/2021 por Alan Corrêa
Guia Facebook Metaverso: como entrar e usar o novo game Horizon Worlds do Zuckerberg

Para felicidade dos entusiastas pelas novidades tecnológicas, o Meta divulgou que a sua plataforma de realidade virtual, o Horizon Worlds, já pode ser acessada gratuitamente, desde que se enquadrem nos requisitos da companhia.

Horizon Worlds

Horizon World
Horizon World

Horizon Worlds é um videogame online gratuito de realidade virtual com um sistema integrado de criação de jogos desenvolvido e publicado pela Meta Platforms para Microsoft Windows e Oculus Quest.

“Bem-vindo ao Horizon Worlds, uma experiência social onde você pode explorar, jogar e criar. Com novos mundos em formação, você pode se juntar a pessoas ao redor do mundo em aventuras cada vez maiores e experiências incríveis. Descubra novos lugares com amigos, resolva quebra-cabeças interativos ou forme equipes para competir em jogos cheios de ação. Você pode até projetar mundos próprios ou conhecer outros membros da comunidade e ser inspirado por suas criações. Em Horizon Worlds, você não é apenas um visitante. Você é parte do que o torna ótimo”, diz o sobre do jogo.

Para ter acesso ao Horizon Worlds é preciso ser maior de idade e ter comprado e estar utilizando um óculos de realidade virtual que seja compatível.

“Queremos que o Horizon Worlds seja um ambiente seguro no qual todos possam seguir nossa política de conduta na realidade virtual”. Estas são as palavras da Meta ao anunciar o lançamento de sua plataforma de realidade virtual.

O Metaverso do Zuckerberg

O novo app de metaverso da empresa de Mark Zuckerberg se chama Horizon Worlds, para acessá-lo você precisa dos headsets de realidade virtual que a própria Meta fabrica, os quais são chamados de Quest VR e Quest VR 2.

Oculus Quest 2 All-In-One VR
Oculus Quest 2 All-In-One VR

Você deve baixar o aplicativo no seus óculos de realidade virtual e então poderá entrar neste novo mundo virtual, onde você pode jogar e ver todos os outros avatares flutuando de forma livre pelos cenários.

Na divulgação do lançamento a Meta disponibilizou o Arena Clash, um jogo de laser tag que conta com equipes de 3 jogadores.

Apesar do Horizon Worlds funcionarem nos óculos Quest VR 1, é esperado que o game só funcione perfeitamente nos modelos mais novos dos headset, o Quest VR 2, que contam com mais recursos.

Existem vários metaversos

Metaverso é a terminologia utilizada para indicar um tipo de mundo virtual que tenta replicar a realidade através de dispositivos digitais. É um espaço coletivo e virtual compartilhado, constituído pela soma de "realidade virtual", "realidade aumentada" e "Internet".
Metaverso é a terminologia utilizada para indicar um tipo de mundo virtual que tenta replicar a realidade através de dispositivos digitais. É um espaço coletivo e virtual compartilhado, constituído pela soma de “realidade virtual”, “realidade aumentada” e “Internet”.

Uma dúvida bastante frequente que vem sendo feita para nós aqui do Techdoido é “Como entrar no Metaverso?” e a minha resposta é “depende de qual metaverso você está falando, amigo!”.

Além do já citado acima da Meta (do Facebook), já existem vários outros universos digitais espalhados por aí, cada um com sua particularidade, entre os mais famosos estão o Decentraland, The Sandbox, Second Life, entre outros.

Seu local de trabalho vai mudar

Óculos VR
Óculos VR

Sabe a beleza do home office, onde você podia fazer uma reunião pelo Zoom e conversar com seus colegas de trabalho e clientes diretamente da poltrona de casa? Com o uso corporativo dos metaversos isso deve melhorar.

Em um Metaverso você poderia estar presente em uma sala de reuniões virtual se expressando com um avatar de terno e gravata enquanto na realidade estará na sentado em sua cama vestindo seu pijama favorito.

Em uma postagem de blog anual publicada em 7 de dezembro, Gates disse que prevê que a maioria das reuniões virtuais pode passar de “grades de imagem de câmera 2D” para o metaverso dentro de dois a três anos, no que seria um espaço 3D com avatares digitais.

“Dentro dos próximos dois ou três anos, eu prevejo que a maioria das reuniões virtuais irá passar de grades de imagens de câmeras 2D … para o metaverso, um espaço 3D com avatares digitais”, disse Bill Gates em seu blog.

“A ideia é que você acabe usando seu avatar para se encontrar com pessoas em um espaço virtual que reproduz a sensação de estar em uma sala real com elas”, escreveu Gates.

Meta Platforms

Fundada por Mark Zuckerberg, Eduardo Saverin, Andrew McCollum, Dustin Moskovitz e Chris Hughes, o Facebook, Inc. passou a se chamar de Meta Platforms, Inc.

A Meta oferece outros produtos e serviços além de sua plataforma de rede social Facebook, incluindo Facebook Messenger, Facebook Watch e Facebook Portal. Também adquiriu Instagram, WhatsApp, Oculus VR, Giphy e Mapillary, e tem 9,9% de participação na Jio Platforms.

*Com informações da Meta, GatesNotes e Oculus.

Techdoido

A tecnologia faz parte da nossa vida, e o Techdoido traz as novidades e dicas sobre elas para você neste blog.