É obrigação do entregador levar o pedido até o apartamento? Entenda as regras dos apps. Ao receber um pedido em um prédio, é comum surgir a dúvida se o entregador do iFood deve subir até o apartamento para concluir a entrega. Qual é a política nesse caso?
Descer para receber o pedido em vez de pedir para o entregador subir até o apartamento é uma atitude que não só agiliza a entrega, mas também demonstra respeito pelo trabalho do entregador ou entregadora.
“Não existe obrigatoriedade de o entregador subir nos apartamentos, mas recomendamos que os clientes desçam para receber o pedido”, comenta Juliana Pencinato, head de Driver Safety do iFood.
É importante lembrar que o entregador só pode fazer a próxima entrega após finalizar a anterior. Essa prática também traz mais segurança para todos os envolvidos, uma vez que evita que o entregador precise subir escadas ou entrar em elevadores.
Além disso, é uma gentileza simples que podemos fazer no nosso dia a dia para valorizar o trabalho do profissional que está prestando o serviço.
Existem outras atitudes que também podem ser tomadas para ser gentil com quem traz o seu pedido, tais como dar uma gorjeta, ser educado e cordial, ser claro nas instruções de entrega, agradecer e avaliar o serviço.
Se você ficou satisfeito com o trabalho do entregador ou entregadora, é possível demonstrar a sua aprovação e reconhecimento dando uma avaliação positiva no aplicativo do iFood e deixando um feedback positivo para o profissional.
É possível, inclusive, utilizar a função do “joinha” disponível na plataforma para indicar que o serviço foi de qualidade. Essa atitude pode ajudar outros usuários a escolherem bons profissionais e ainda contribuir para a valorização do trabalho do entregador ou entregadora.
Sempre que possível, desça para receber o pedido, pois isso agiliza o trabalho dos entregadores, que precisam finalizar a entrega atual antes de pegar um novo pedido. Além disso, muitas vezes o/a entregador/a não pode subir por falta de estacionamento para sua bicicleta ou motocicleta na rua.
Não deixe o/a entregador/a esperando. Acompanhe o status do pedido pelo mapa do aplicativo e prepare-se para receber o pedido assim que ele chegar, sem atrasar o/a profissional.
Não se esqueça de informar o código de entrega ao receber o pedido, pois isso é uma medida de segurança para todos. Se houver algum problema com o código de confirmação e a entrega, você pode solicitar ajuda no aplicativo e o iFood irá trabalhar para entender o que aconteceu.
Seja gentil e cumprimente o/a entregador/a com um bom dia, boa tarde ou boa noite. Isso fará toda a diferença e certamente deixará o dia de quem está trazendo sua comida ou compra mais alegre.
Mostre sua satisfação pelo trabalho do/a entregador/a, avaliando-o no aplicativo do iFood e deixando um joinha. Isso irá incentivá-los a continuar fazendo um bom trabalho.
*Com informações do iFood.