Esta é a espaçonave que poderá te levar a Marte um dia

O ser humano tem uma espécie de necessidade de conhecer certos mistérios do universo, e um deles é o espaço sideral. Contudo, até o presente momento, não podemos viajar para lá, só podemos ver daqui de baixo. Mas, se depender da SpaceX, isso não será assim para sempre. A empresa divulgou recentemente um vídeo para mostrar os avanços de uma espaçonave que vai levar as pessoas para o espaço.
Publicado em Mundo dia 28/10/2021 por Alan Corrêa

O ser humano tem uma espécie de necessidade de conhecer certos mistérios do universo, e um deles é o espaço sideral. Contudo, até o presente momento, não podemos viajar para lá, só podemos ver daqui de baixo.

Mas, se depender da SpaceX, isso não será assim para sempre. A empresa divulgou recentemente um vídeo para mostrar os avanços de uma espaçonave que vai levar as pessoas para o espaço.

O sonho de viajar para o espaço pode estar perto

Muita gente tem um sonho de infância, viajar para o espaço. Mas pensávamos que isso não seria possível, pelo menos não na nossa geração. Se depender da SpaceX essa situação está prestes a mudar.

A empresa divulgou o vídeo “Gateway to Mars” onde mostra os avanços que conseguiu realizar para concretizar a Starship, uma espaçonave que será reutilizável, ou seja, servirá para diversas viagens ao espaço. Essa pode ser a porta de entrada para Marte, por exemplo.

Um teste que deu certo

Em maio de 2020 foi realizado um teste com um protótipo em escala real, chamado de SN15 (quinto protótipo testado), e que foi um grande sucesso. O protótipo da Starship fez uma impressionante manobra no ar, pousando de forma perfeita. Isso indica que o caminho percorrido está certo.

Muitos protótipos foram lançados e falharam, foi uma trajetória difícil até alcançar esse resultado positivo. Uns falharam já no lançamento, outros explodiram na hora do pouso. Mas o SN15 fez tudo de modo perfeito.

Torre Mechazilla, uma nova fase do projeto

O projeto entrou numa nova fase, a construção da torre chamada de Mechazilla, que receberá a espaçonave no seu retorno. O primeiro protótipo de classe orbital ligou os propulsores pela primeira vez num teste de disparo estático, mas sem sair do solo.

O primeiro voo orbital deverá ocorrer nos próximos meses, mas a data ainda não está definida. A SpaceX aguarda a liberação da FAA (órgão que regulamenta a indústria aeroespacial nos Estados Unidos) para realizar o voo.

Marte será o próximo destino

Marte será o próximo destino turístico da humanidade. A SpaceX tem como propósito tornar isso possível, levar seres humanos ao planeta vermelho. Alguns entendem, inclusive, que isso é um aspecto importante para a sobrevivência da espécie.

Elon Musk apresentou nesse vídeo detalhes da espaçonave que fará a viagem tripulada a Marte, onde podemos ver algumas informações importantes sobre os esforços para o desenvolvimento do projeto. O documentário completo foi apresentado na Netflix.

Viagem estelar à Lua

Depois que a próxima fase do projeto for concluída a SpaceX pretende levar uma nave estelar até a Lua, fazer o pouso sem incidentes em solo lunar, depois decolar e trazê-la de volta para a casa.

Provavelmente, logo depois de conseguir esse feito, será enviada uma nave com tripulação. Se você ainda não viu o documentário, recomendamos que o faça, é muito interessante.

Como é a Starship?

A Starship já foi testada em vários voos curtos de alta altitude. Ela é movida por seis motores Rapto, e teve um bom desempenho nesses testes, embora tenha caído no final da missão quando tentaram fazer um pouso de pé. Mas já no último teste de maio esse pouso deu certo.

A SpaceX agora se prepara para lançar 4 astronautas para a Estação Espacial Internacional. Para isso, vai utilizar o seu grande foguete Falcon 9 e a nave espacial Crew Dragon.

O objetivo é colher o máximo de informações e dados possíveis para tentar compreender a dinâmica da entrada da nave. As descobertas devem ajudar melhorar a próxima versão da espaçonave.

Turismo espacial

A nova corrida espacial é em nome do turismo.

Desta vez não é uma corrida apenas entre governos, grandes nomes de empresas privadas estão empenhados em conseguir fazer o turismo espacial ser algo lucrativo, como é o caso dos bilionários Richard Branson e Jeff Bezos.