Google Currents: crie uma rede social da sua empresa

Entre redes sociais como Facebook, Instagram, Orkut, MSN, Whatsapp, Telegram, Twitter, Snapchat e diversas outras que passaram pela internet, uma das menos conhecidas e também mais fracassadas ficou por conta do Google+ (Google Plus), a rede social do Google.
Publicado em Negócios dia 3/10/2022 por Alan Corrêa

Entre redes sociais como Facebook, Instagram, Orkut, MSN, Whatsapp, Telegram, Twitter, Snapchat e diversas outras que passaram pela internet, uma das menos conhecidas e também mais fracassadas ficou por conta do Google+ (Google Plus), a rede social do Google.

Você até pode ter ouvido falar sobre o Google +, mas dificilmente fez um uso contínuo do mesmo, tanto que a própria empresa anunciou que o mesmo seria descontinuado em 2019. Porém, em 2020 o Google + retornou com o nome de Currents, porém com uma proposta totalmente renovada.

Google Currents

No Currents, você pode criar uma comunidade on-line para compartilhar com segurança atualizações de equipes, novas ideias e interesses em tempo real.
No Currents, você pode criar uma comunidade on-line para compartilhar com segurança atualizações de equipes, novas ideias e interesses em tempo real.

Se este nome soar familiar para você, saiba que existe uma razão! No ano de 2011, o Google lançou um aplicativo de notícias com o nome de Currents, que foi descontinuado dois anos depois. Com isso, o nome ficou vago e, em 2020, voltou a ser utilizado para rebatizar o Google +.

Acontece que, agora, o Google + conta com uma proposta completamente diferente da inicial, que visava concorrer com Facebook, Twitter e cia. Hoje, o foco do Google Currents é o de ser uma rede social corporativa, com o foco em uma empresa única e compartilhar informações sobre a empresa, tais como algumas funcionalidades como o Slack e o Yammer, da Microsoft.

Basicamente, a ideia é concentrar todos os funcionários da empresa em uma rede social própria, onde os mesmos poderão interagir e compartilhar acontecimentos e novidades da empresa para que todos possam ter ciência do que está acontecendo na empresa.

Funcionalidades

Para ter acesso ao Google Currents, primeiramente você deverá criar uma conta no mesmo utilizando seu e-mail corporativo, fazendo com que assim você esteja apto para entrar na rede social e ter acesso a todas as funcionalidades.

Basicamente, a funcionalidade é a mesma que o Google +, porém com este foco no mundo corporativo da própria empresa. Tendo sua conta, é possível fazer publicações para toda a comunidade, entrar em grupos especiais, interagir com outros funcionários das mais diferentes áreas e também utilizar para realizar as mais diversas interações possíveis, desde divulgando vagas até novidades sobre a empresa.

É possível postar fotos, publicações de texto comum, vídeos e inclusive integrar com o Google G Suit, fazendo com que informações como as de contato de algum funcionário, por exemplo, estejam linkadas com as demais ferramentas de acesso corporativo que a Google pode oferecer para as mais diversas empresas. O aplicativo está disponível para Android e iOS.

Como ter?

Com isso, você deve estar pensando em como é possível adquirir esta funcionalidade para a sua empresa, afinal estamos falando de uma rede social praticamente “própria” para seu negócio.

Para isso, é válido lembrar que o Google Currents está rodando como versão beta para o público desde junho de 2020 para todos aqueles que utilizam as plataformas do Google Workspace. Para isso, é preciso solicitar um teste gratuito para o Google para, desta forma, estar apto para utilizar a plataforma.

Caso você trabalhe em uma empresa que possui atendimento direto com o Google, basta solicitar o teste para os mesmos, fazendo com que o caminho seja mais fácil.

Enquanto isso, é possível realizar treinamentos tanto para configurar as novas contas, a plataforma e também novos recursos que a plataforma pode vir a oferecer no futuro.

*Com informações do Google.