Gov.Br: desafios de uma das maiores plataformas de governo digital

Temos visto recentemente vários aplicativos lançados pelo Governo para facilitar a vida do cidadão. Um deles é o da Carteira Digital de Trânsito, que agora permite fazer a transferência do veículo pelo celular sem a necessidade de reconhecimento de firma no DUT. Mas o que poucas vezes se comenta são os desafios que a SERPRO (Serviço Federal de Processamento de Dados) enfrenta para desenvolver as tecnologias que permitem essas facilidades para os cidadãos.
Publicado em Apps dia 7/09/2021 por Alan Corrêa

Temos visto recentemente vários aplicativos lançados pelo Governo para facilitar a vida do cidadão. Um deles é o da Carteira Digital de Trânsito, que agora permite fazer a transferência do veículo pelo celular sem a necessidade de reconhecimento de firma no DUT.

Mas o que poucas vezes se comenta são os desafios que a SERPRO (Serviço Federal de Processamento de Dados) enfrenta para desenvolver as tecnologias que permitem essas facilidades para os cidadãos.

Gov.Br – conectividade, segurança e acessibilidade

A maior conquista da SERPRO é justamente o avanço da conectividade, segurança e acessibilidade que foi promovida. Mas isso só foi possível graças à plataforma gov.br, que deu mais amplitude à desenvolvedora.

“A plataforma gov.br eleva o Serpro para outro patamar no papel de agente integrador do governo. A empresa tem na sua história diversos projetos de grande magnitude, reconhecidos dentro e fora do Brasil, mas acredito que esse tenha sido um dos que chegaram de forma mais ampla à mão do cidadão brasileiro e isso nos traz um grande orgulho, de ser parte dessa empresa”, afirma o diretor de Operações do Serpro, Antonino Guerra.

Segundo a mesma fonte, a plataforma gov.br tem o maior sistema de autenticação de usuários do país. Para que isso seja possível, usa diversos dispositivos de inteligência, especialmente aqueles voltados para a segurança, de modo particular na autenticação digital.

O que é a SERPRO?

Gov.Br: desafios de uma das maiores plataformas de governo digital
Gov.Br: desafios de uma das maiores plataformas de governo digital

Os brasileiros têm-se deparado com bastante frequência com aplicativos desenvolvidos pelo Governo para facilitar a vida do cidadão brasileiro, especialmente os da CNH Digital e o da Carteira Digital de Trânsito. Mas o que sabemos sobre a desenvolvedora desses aplicativos?

A Serpro é o Serviço Federal de Processamento de Dados, maior empresa pública de prestação de serviços em tecnologia da informação do Brasil. Foi criada pela Lei nº 4.516, de 1 de dezembro de 1964, para modernizar e dar agilidade a setores estratégicos da administração pública.

Gov.Br: desafios de uma das maiores plataformas de governo digital
Gov.Br: desafios de uma das maiores plataformas de governo digital

O que a SERPRO faz?

Atualmente a SERPRO atua junto à Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia para tornar viável o mais ousado e desafiador programa de transformação digital do país. A empresa revelou as etapas e tecnologias utilizadas para conseguir tornar viável o gov.br.

Quais os principais desafios?

O grande desafio da SERPRO para realizar esse trabalho de criar aplicativos que sirvam de documento na versão digital foi o de unificar os canais digitais, centralizando em um só local as informações sobre a autuação de todas as áreas federais e “digitalizar o acesso do cidadão aos serviços públicos”.

Gov.Br: desafios de uma das maiores plataformas de governo digital
Gov.Br: desafios de uma das maiores plataformas de governo digital

O que a SERPRO conseguiu?

Depois de dois anos de lançamento da plataforma, mais de 4,6 mil serviços digitais junto a mais de 200 órgãos públicos e para mais de 110 milhões de brasileiros que já estão cadastrados, número que representa praticamente metade da população do país.

“Quando o cidadão acessava os serviços de governo, cada órgão tinha o seu site, cada um com serviços distintos, uns mais, outros menos digitais. Precisávamos fazer um único local com acesso a todos esses serviços e fizemos. Comemoramos, agora, os dois anos do gov.br com o orgulho de termos contribuído para este grande desafio da transformação digital do Governo Federal.”