O metaverso de Mark Zuckerberg já é realidade em alguns países, a pergunta que temos recebido com frequência é “Como entrar no Horizon Worlds“?
A resposta é decepcionante, você ainda não pode, mas vai em breve.
Você pagaria algo em torno de R$ 1.600 para ter o equipamento básico para poder usufruir do Horizon Worlds? Este é o preço aproximado do Oculus Quest 2, necessário para você entrar no metaverso do Meta, empresa dona do Facebook.
Se sua resposta sobre o preço foi não, você ainda faz parte da maioria e provavelmente esse é um dos principais fatores que impedem da empresa focar no Brasil para a ampliação do Horizon Worlds por aqui, provavelmente se o lançamento fosse hoje, atrairia muita mídia, mas sem as pessoas poderem pagar esse alto valor no equipamento, poderia ser um desastre.
Infelizmente essa análise mostra que o mercado de realidade virtual ainda está distante do Brasil por diversas razões, incluindo o custo de entrada, ainda mais se levarmos em consideração que o valor apresentado acima é apenas a conversão do dólar, mas como o aparelho não é produzido aqui, a compra pode te levar a gastar R$ 3,5 mil do sem dinheirinho com importadores.
Horizon Worlds é um videogame online gratuito de realidade virtual com um sistema integrado de criação de jogos desenvolvido e publicado pela Meta Platforms para Oculus Rift S e Oculus Quest 2.
Apesar de muita gente achar que a empresa do Zuckerberg foi a criadora do sistema, isso não é verdade, ela é apenas a mais popular incentivadora da nova tecnologia.
Metaverso é a terminologia utilizada para indicar um tipo de mundo virtual que tenta replicar a realidade através de dispositivos digitais. É um espaço coletivo e virtual compartilhado, constituído pela soma de “realidade virtual”, “realidade aumentada” e “Internet”.
Uma dúvida bastante frequente que vem sendo feita para nós aqui do Techdoido é “Como entrar no Metaverso?” e a minha resposta é “depende de qual metaverso você está falando, amigo!”.
Além do já citado acima da Meta (do Facebook), já existem vários outros universos digitais espalhados por aí, cada um com sua particularidade, entre os mais famosos estão o Decentraland, The Sandbox, Second Life, entre outros.
Este termo foi cunhado pela primeira vez na obra “Nevasca”, de Neal Stephenson, lançada em 1992. Exemplos mais recentes são os jogos VRChat, Second Life, Roblox e Fortnite.