Você provavelmente já ouviu falar no jogo Super Mario, certo? Mas você conhece o Super Mario Odyssey?
Este game está na nossa lista de melhores jogos, nesta nova realidade, o personagem mais conhecido dos games, Mario, embarca em uma jornada para além do Reino dos Cogumelos junto a um novo amigo, o Cappy, um chapéu falante. A missão de Mario e Cappy é impedir o casamento de Bowser e a Princesa Peach passando por diversas aventuras no novo reino que foram enviados, Bonneton.
Desenvolvido pela empresa Nintendo Entertainment Planning & Development e publicado pela Nintendo, o jogo foi lançado em 2017 nos aparelhos Nintendo Switch (console de videogame híbrido lançado pela mesma empresa em 2016), sendo este o sétimo da famosa série de games do Super Mario.
A ideia começou a surgir a partir de 2013, ano do lançamento de Super Mario 3D World, quando os produtores pensaram em desenvolver um game em um estilo sandbox, ou seja, dando uma maior liberdade ao jogador quanto aos seus objetivos. Ao retomar muitos elementos dos primeiros jogos da franquia, a equipe pensou em atrair seus principais fãs.
Aclamado pela crítica, o jogo foi considerado um dos melhores da saga Super Mario, sendo classificado como um dos melhores jogos eletrônicos da história, vencendo muitos prêmios e sendo indicado a vários outros. Atualmente o jogo é um dos mais vendidos do Nintendo Switch de todos os tempos.
Após uma derrota em um combate com Bowser, Mario é enviado para um reino desconhecido chamado Cap Kingdom, nas terras de Bonneton. Depois de seu último ataque na luta, seu chapéu cai para fora de sua aeronave e é destruído pela hélice. Os restos são recolhidos por uma figura fantasmagórica em forma de chapéu, e que em seguida encontra Mario para ajudá-lo em sua missão.
Após descobrir que a irmã de Cappy também foi capturada por Bowser, os dois heróis passam a desenvolver um plano para salvar Peach e Tiara, irmã de Cappy. Para isso, os dois resolvem procurar por uma nova aeronave, e a mais próxima se encontra em Cascade Kingdom, e se chama Odyssey. Depois de capturarem o dirigível que dá nome à aventura, os amigos partem em direção a outros reinos para realizarem breves missões até alcançarem seu objetivo final.
Ao final da jornada, Mario vence a batalha com Bowser e salva a princesa, assim como Cappy salva a Tiara. Porém, antes de tudo terminar, Mario e Bowser propõe de ambos se casarem com Peach, e a mesma os rejeita, saindo de cena com Cappy e Tiara, deixando o herói e o vilão para trás.
Dividido em 17 reinos com características únicas e que fazem alusão a lugares do mundo real, o jogo consiste em coletar “power moons”, que são a chave para que os aventureiros possam viajar entre os reinos com a nave Odyssey. Além disso, o novo personagem “Cappy” também oferece novos recursos para a jogabilidade, garantindo uma outra dinâmica para o game.
O chapéu, além de conceder ao Mario formas de ataque, também traz novas habilidades como “capturar” alguns inimigos e objetos. A mecânica do jogo funciona ao chacoalhar os “Joy-Cons” (controlador padrão utilizado pelo console de video games do Nintendo Switch) ou ao apertar um botão, e desta forma o chapéu será arremessado da cabeça de Mario e voltará para o mesmo lugar.
Alguns itens antigos da franquia de games do Mario não foram adicionados neste jogo, como por exemplo os poderes adicionais e o sistema de vida, ou seja, ao morrer, o personagem apenas perde algumas moedas e retorna para seu ultimo checkpoint. As moedas são coletadas durante a partida.