Metaverso deve trazer realidade mista para nossas vidas

Você querendo ou não, sua vida vai mudar com a chegada cada vez mais frequentes de novidades do metaverso, coisas simples como ir ao mercado ou comprar um carro terão experiências muito mais interativas, deixando nossa vida em uma realidade mista entre o mundo físico e as ferramentas virtuais.
Publicado em Internet dia 20/02/2022 por Alan Corrêa

A Meta, empresa dona do Facebook, é uma das principais incentivadoras das novas ferramentas de realidade virtual, prova disso é seu jogo Horizon Worlds que está dando grandes passos no processo de desenvolvimento desta novidade.

Você querendo ou não, sua vida vai mudar com a chegada cada vez mais frequentes de novidades do metaverso, coisas simples como ir ao mercado ou comprar um carro terão experiências muito mais interativas, deixando nossa vida em uma realidade mista entre o mundo físico e as ferramentas virtuais.

“A realidade virtual pode e deve ser para todos. E estamos trabalhando constantemente para melhorar a experiência das pessoas em RV, coletando feedback da comunidade para informar nosso trabalho à medida que continuamos a iterar e fazer melhorias”, disse a Mega em comunicado.

Se você está por fora, saiba que Horizon Worlds é um game online gratuito criado pela empresa dona do Facebook que traz uma grande experiência de realidade virtual com um sistema integrado de criação de jogos desenvolvido e publicado pela Meta Platforms para Oculus Quest 2.

Um ponto que ainda está em desenvolvimento, mas deve garantir o sucesso desse novo meio de vida é a interação entre objetos do mundo real com objetos virtuais, isso tudo está no projeto do metaverso, onde pessoas reais vão se sentir em outro mundo com seus avatares digitais.

“Estamos lançando Avatares 3D no Facebook, Instagram e Messenger para pessoas nos Estados Unidos, México e Canadá, além de países onde já começamos a lançar. Você poderá aparecer como seu avatar em sua foto de perfil do Facebook e em comentários, adesivos, histórias e muito mais. Isso também marca a primeira vez que qualquer um de nossos Avatares está disponível no Instagram”, revelou a nota que ainda diz que “Se você já criou um avatar no Facebook no passado, prepare-se para ver um novo lado de si mesmo – literalmente. Seu avatar entrará automaticamente na terceira dimensão como parte desta atualização, e estamos fazendo o possível para garantir que seu eu novo e aprimorado corresponda às escolhas que você fez anteriormente. Dito isto, há muito mais opções agora do que havia antes! Você terá a chance de entrar no editor e fazer algumas alterações”.

Seu local de trabalho vai mudar

Sabe a beleza do home office, onde você podia fazer uma reunião pelo celular e conversar com seus colegas de trabalho e clientes diretamente da poltrona de casa? Com o uso corporativo dos metaversos isso deve melhorar.

Em um Metaverso você poderia estar presente em uma sala de reuniões virtual se expressando com um avatar de terno e gravata enquanto na realidade estará na sentado em sua cama vestindo seu pijama favorito.

Em uma postagem de blog anual publicada em 7 de dezembro, Gates disse que prevê que a maioria das reuniões virtuais pode passar de “grades de imagem de câmera 2D” para o metaverso dentro de dois a três anos, no que seria um espaço 3D com avatares digitais.

“Dentro dos próximos dois ou três anos, eu prevejo que a maioria das reuniões virtuais irá passar de grades de imagens de câmeras 2D … para o metaverso, um espaço 3D com avatares digitais”, disse Bill Gates em seu blog.

“A ideia é que você acabe usando seu avatar para se encontrar com pessoas em um espaço virtual que reproduz a sensação de estar em uma sala real com elas”, escreveu Gates.

Meta Platforms

Fundada por Mark Zuckerberg, Eduardo Saverin, Andrew McCollum, Dustin Moskovitz e Chris Hughes, o Facebook, Inc. passou a se chamar de Meta Platforms, Inc.

A Meta oferece outros produtos e serviços além de sua plataforma de rede social Facebook, incluindo Facebook Messenger, Facebook Watch e Facebook Portal. Também adquiriu Instagram, WhatsApp, Oculus VR, Giphy e Mapillary, e tem 9,9% de participação na Jio Platforms.

*Com informações da Meta.