Seu celular está consumindo muita bateria ou internet e você não sabe o que fazer? Você pode desativar os apps que operam em segundo plano consumindo sua memória e com isso preservar a duração da bateria, bem como economizar seu plano de dados.
Com o aumento de apps de smartphones, sobretudo os de redes sociais que mantém uma contínua interação, o consumo de bateria está cada vez mais rápido, levando os usuários a procuram outros aparelhos com duração maior.
Aplicativo em segundo plano o que é? Acontece que se você não utiliza aplicativos demasiadamente, como de jogos ou edições foto e vídeo, não é necessário estar trocando de aparelho para aumentar a duração da bateria.
Com efeito, você pode fazer a gestão do consumo de bateria e memória dos apps que rodam tanto em primeiro plano como segundo.
Quando se referimos aos apps em primeiro plano, são aqueles que estão sendo acessados no mesmo momento e que consomem a memória RAM e mais a duração da bateria.
Já quando fechamos a tela dos apps, eles continuam a rodar em segundo plano. Mas alguns usuários cometem o erro de forçar o fechamento manualmente também para preservar o uso da bateria.
Em realidade, esse procedimento pode acabar aumentando o consumo, pois quando os aplicativos estão em segundo plano o uso de memória é baixo e em caso de ativação o processamento é mais rápido e leve do que se iniciar um app do zero.
Um fenômeno parecido acontece com as lâmpadas fluorescentes, as quais se recomendam – dependendo do uso – deixar ligadas para aumentar sua vida útil.
Quanto aos smartphones, é preciso compreender a utilidade da chamada memória cache. Ao contrário da memória RAM, que tem um uso primário, a cache armazena as operações mais recentes em um segundo plano ou temporariamente, a fim de permitir um acesso rápido e com menor processamento da RAM e da bateria.
Deste modo, o recurso de fechar ou forçar parada no iOS ou no Android tem como finalidade apenas finalizar os app que não estão respondendo e impedindo o processamento geral.
Desativar apps em segundo plano só tem sentido quando queremos economizar o plano de dados, pois, de fato, eles continuam a trafegar dados em baixa velocidade e podem estourar seu plano se for muito limitado.
É claro que os apps utilizarem a internet em segundo plano não é algo de si ruim, pois muitos deles precisam de atualização de conteúdo e emitem notificações importantes, como o WhatsApp.
Mas quando temos um plano de dados que estoura antes de terminar o mês, é caso de avaliar quais apps podem estar desperdiçando seus megabytes e aumentando sua conta desnecessariamente.
Tenha em mente que após restringir o uso de dados em segundo plano de algum app, o mesmo só acessará a internet se você abri-lo. Então selecione bem e com consciência aqueles que podem ficar off line.
Para desativar um app no Android é preciso entrar no menu “Configurações”, para depois selecionar o campo “Apps”.
A lista de apps já lhe fornece o uso de dados consumidos, sendo muito útil para avaliar aqueles secundários ou com raro uso mas que consomem bastante.
Ao clicar no app escolhido você deve acessar o campo “Uso de Dados”, onde aparecerá uma chave para ativar ou desativar o item “Dados em segundo plano”.
Pronto, agora você tem o controle de seus apps, bastando seguir esse processo.
No iPhone o processo é mais simples e completo, pois tem menos etapas e você consegue desativar todos os apps de uma só vez.
Em primeiro lugar você precisará entrar no menu “Ajustes”, para depois acessar o campo “Geral”.
Entre a lista de itens que aparecerá, haverá um próprio com o nome “Atualização em 2º Plano”.
Já na tela seguinte a mensagem abaixo da chave de ativação ou desativação em segundo plano já indica que o processo ajuda “preservar a duração da bateria”.
Assim você pode tanto controlar todos os apps de uma só vez ou apenas ativar ou desativar aqueles que você julgue necessários.