O que é notificação push, como ativar e desativar

Com o avanço da tecnologia, diretamente e indiretamente somos expostos às mais diversas inovações e tendências que nos cercam. Desde aplicativos modernos com funcionalidades jamais vistas até pequenos detalhes em cada aparelho celular fazem toda a diferença.
Publicado em Dicas dia 5/03/2022 por Alan Corrêa

Com o avanço da tecnologia, diretamente e indiretamente somos expostos às mais diversas inovações e tendências que nos cercam. Desde aplicativos modernos com funcionalidades jamais vistas até pequenos detalhes em cada aparelho celular fazem toda a diferença.

Entre estas inovações que, de tanto que somos expostos já se tornaram normais, são as notificações Push. Este estilo de notificação é provável que você veja o tempo todo em seu aparelho celular, mas não o reconheça por este nome. Está na dúvida do que é um Push? Hoje vamos te explicar!

O que seria um Push?

O nome das notificações push vem da palavra inglês com o mesmo nome, que significa “empurrar”. O nome se dá, pois, este tipo de notificação é “empurrado” para sua tela, ganhando sua atenção imediatamente por ser algo que não é esperado.

Notificação Push é um tipo de mensagem que é enviada dos aplicativos de celular
Notificação Push é um tipo de mensagem que é enviada dos aplicativos de celular

Sabe aquele momento em que você está usando seu celular e chega uma notificação do WhatsApp? Um cupom do iFood ou até mesmo aquela mensagem do Instagram? Aquela notificação que aparece na sua tela nada mais é do que a famosa notificação push!

Como desativar

Sim, sabemos que quanto mais aplicativos instalados em seu celular, mais notificações push chegam automaticamente em seu dispositivo. Por isso, as chances de se incomodar com estas notificações é muito grande. Algumas vezes, a repulsa por tal forma de receber informações pode vir por conta de estabelecer foco ou até mesmo ajudar a não ficar ansioso com certos assuntos, como por exemplo ficar esperando uma mensagem.

Por estas razões, muitas pessoas optam por desativar as notificações push de alguns aplicativos. Para fazer com que as notificações push de um determinado aplicativo não apareçam mais para você, basta entrar nas configurações de seu celular, escolher o aplicativo e desabilitar a opção de receber notificações.

Pronto! Com esta simples ação, você terá o sossego que as notificações push te tiravam poluindo a tela de seu dispositivo!

Como ativar

Agora, vamos supor que você deseje ativar novamente estas notificações: isto seria possível? Com toda a certeza!

Para isso, basta realizar o mesmo processo que você fez para desativar: entre nas configurações do seu aparelho, escolha o aplicativo ao qual você deseja voltar a receber as notificações e clique em ativar notificações push. Pronto, seu dispositivo já está apto a receber notificações daquele app novamente!

Notificações Push no seu negócio

As notificações push, embora gerem críticas sobre sua conveniência, são ferramentas de informação muito úteis
As notificações push, embora gerem críticas sobre sua conveniência, são ferramentas de informação muito úteis

Como vimos, as notificações push são apenas avisos de um aplicativo em sua tela sobre o mesmo, logo, servem apenas para comunicar, certo? É com este pensamento que inúmeras empresas perdem uma oportunidade imensurável de alavancar seus negócios de forma gratuita e alcançando uma base de clientes potenciais, afinal os mesmos já estão com seu app baixado para receber estas notificações.

Você já percebeu como o IFood utiliza suas notificações de push? Sempre bem humorados e com uma linguagem mais jovial, acabam sendo aderentes ao seu público, criando um vínculo com os mesmos e, por consequência, tendo maior sucesso nas suas ações. E o melhor de tudo: sem gastar um centavo para impactar sua base de clientes, apenas com mensagens automáticas.

Por isso, se você tem a possibilidade de oferecer notificações push tanto em um app quanto em um site, estude seu público, os horários de maior aderência de cliques, crie conteúdos relevantes e que chamem atenção de seu público e veja seu tráfego aumentando e sua relação com os clientes melhorando.

À primeira vista, as notificações push podem parecer extremamente simples, fáceis de ativar e desativar e sem muitas pretensões, mas quando analisamos bem, percebemos a ferramenta de extrema importância e rentabilidade para o relacionamento com os clientes.