O que levar para comer no Enem 2021

Uma dúvida muito comum é o que se pode comer no dia, é claro que não vai dar certo levar um cheeseburger duplo, mas alguns alimentos são recomendados.
Publicado em Educação dia 7/11/2021 por Alan Corrêa

E lá vamos nós, mais um ano de provas do Enem, este ano teremos algumas particularidades, mas no geral será como os anos anteriores.

Neste ano vale a pena você baixar o app do Enem 2021 para poder ficar ligado em todas as informações e orientações oficiais sobre a prova.

Uma dúvida muito comum é o que se pode comer no dia, é claro que não vai dar certo levar um cheeseburger duplo, mas alguns alimentos são recomendados.

O que levar para comer durante a prova

Comidas rápidas e fáceis são a melhor escolha
Comidas rápidas e fáceis são a melhor escolha

Como se trata de uma prova longa, também é recomendado que os participantes levem lanche e água e/ou outras bebidas, com exceção de bebidas alcoólicas que não são permitidas e podem levar à eliminação do candidato. É recomendado também que se leve no dia do exame o Cartão de Confirmação da Inscrição. Nele está, entre outras informações, o local de prova. O cartão pode ser acessado na Página do Participante.

Caso necessitem comprovar que participaram do exame, os estudantes podem, também na Página do Participante, imprimir a Declaração de Comparecimento para cada dia de prova, informando o CPF e a senha. A declaração deve ser apresentada ao aplicador na porta da sala em cada um dos dias. Ela serve, por exemplo, para justificar a falta ao trabalho.

Escolher um cardápio saudável, colorido e balanceado também é outro ponto importante. Nesses dias decisivos, comidas desconhecidas pelo organismo devem ser evitadas. O aconselhável é substituir alimentos pesados e gordurosos por fontes de energia, de vitaminas e de proteína, como cereais, frutas, legumes e líquidos. Carnes brancas grelhadas também facilitam a digestão e beneficiam o poder de concentração do inscrito.

Para favorecer a memória e controlar a ansiedade, o estudante pode levar barras de cereais, frutas, água, suco, sanduíche natural, castanha de caju e/ou um chocolate meio amargo para o dia da prova. Sucos energizantes, como o de mamão com laranja, são uma boa pedida. Por outro lado, bebidas estimulantes, como refrigerante, energético e café, podem acelerar o metabolismo e aumentar a angústia.

Baixar app do Enem no celular

App do Enem para Android
App do Enem para Android

Com o app instalado no seu smartphone você term em mãos o cronograma do Enem, mural de avisos, notícias, acompanhamento da inscrição, acompanhamento da solicitação de isenção da taxa de inscrição e muito mais, tudo diretamente da tela do seu celular.

Fazer o download do aplicativo é rápido e gratuito, ele está disponível para quem usa Android na Play Store e para quem usa iPhone, o download está na App Store.

Vale lembrar que o app é para consultar informações de quem já fez a inscrição. Você só consegue fazer a inscrição no Enem pelo site enem.inep.gov.br/participante. Não é possível se inscrever pelo aplicativo.

As provas do Enem 2021 serão realizadas nos dias 21 e 28 de novembro. A prova de redação será aplicada no primeiro dia. Ela é uma das grandes preocupações da maioria dos candidatos. A novidade deste ano é que as duas versões do Enem 2021 (impressa e digital) terão as mesmas provas, com itens iguais, aplicadas nas mesmas datas. Vale destacar que o Enem Digital é exclusivo para quem já concluiu o ensino médio ou que está concluindo essa etapa em 2021. Assim, os participantes que desejarem fazer o exame para fins de autoavaliação — os chamados “treineiros” — devem se inscrever para o Enem 2021 impresso.

Para visualizar ou imprimir o cartão de confirmação, o participante precisa acessar o sistema do exame com login e a senha únicos do Governo Federal (gov.br). No documento, constam informações como data, local e horários da aplicação. Também são informados número de inscrição, opção de língua estrangeira selecionada, bem como tratamento por nome social e atendimento especializado, caso esses serviços tenham sido solicitados e aprovados. Apesar de não ser obrigatório, o Inep recomenda que o inscrito leve o cartão nos dias de aplicação.

O que levar

Neste ano, além do documento oficial de identificação com foto e da caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, itens obrigatórios também nos exames anteriores, a máscara de proteção facial passa a integrar essa lista. Os participantes que não estiverem com máscara de proteção facial não poderão ingressar no local de prova.

A lista de documentos aceitos está disponível na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Entre eles estão a Carteira de Identidade, a CNH, o passaporte e a Carteira de Trabalho emitida após 27 de janeiro de 1997.

Embora não seja obrigatório, é recomendado que os participantes levem também pelo menos uma máscara extra para trocar durante a prova. Haverá nos locais de prova álcool em gel para que os estudantes higienizam as mãos, mas é permitido que os participantes levem seu próprio produto caso desejem.

*Com informações da Agência Brasil.