Às vezes, não é preciso fazer um jogo grandioso para receber inúmeros elogios tanto do público quanto da mídia. Para isso, basta juntar uma história bem construída, gráficos que encantam e enaltecem a proposta do jogo, uma boa jogabilidade e, se for o caso, ser fidedigno ao jogo anterior em caso de uma sequência.
Absolutamente todas estas lacunas foram preenchidas pelo extremamente aguardado Psychonauts 2, a continuação da saga do vidente Razputin e os Psychonauts. Depois de mais de uma década de espera, o jogo chegou com tudo e, embora não tenha tido uma divulgação tão forte, é um trabalho magnífico que receberá prêmios com toda a certeza.
Em meados de 2005, a Double Fine lançou ao mundo um joguinho um tanto quanto curioso e que parecia ser extremamente divertido, chamado Psychonauts. Neste jogo era contada a história de Razputin, um vidente descendente de uma família de acrobatas que viaja pelo mundo com seu circo, porém, foge de sua família para fazer parte de uma equipe de espiões psíquicos que leva o nome do game, sendo que esta equipe por sua vez entra na mente das pessoas para curar as suas mágoas, ressentimentos e bagagens do passado.
O jogo foi um tremendo sucesso e juntou fãs ao redor do mundo além de ser extremamente aclamado pelos especialistas. Com isso, a pressão da comunidade para se ter uma continuação foi imensa. Foi um caminho longo para obter recursos e fazer este projeto acontecer, mas em 2015, a Double Fine anunciou a volta do jogo.
Com isso, no dia 25 de agosto de 2021, Psychonauts 2 foi lançado novamente para Microsoft Windows, PlayStation 4, Xbox One e Xbox Series X/S. Um ponto que vale destaque é que, por mais que a Double Fine tenha desenvolvido o jogo, quem o publicou foi a Xbox Game Studio, mas guarde esta informação mais para o fim.
Psychonauts 2 segue a mesma receita que o primeiro jogo da série, porém de uma forma mais atual e sem perder a mesma essência do game anterior. A história do game começa quando se descobre que um infiltrado no Quartel-General dos Psychonauts. Conforme a história vai evoluindo, é possível pegar itens, objetos e colecionáveis que representam os pensamentos das mentes por onde Razputin passa.
A jogabilidade é fluída da mesma forma que o jogo anterior justamente por contar com os mesmos aspectos. Neste caso, Razputin conta com diversos poderes que vai adquirindo de fase em fase e, juntamente a suas acrobacias que aprendeu no circo, o jogo se torna cada vez mais dinâmico e divertido de ser jogado.
São raros os jogos onde vemos temáticas sociais serem abordadas de forma tão tranquilas e ao mesmo tempo eficientes. Mais uma vez, Psychonauts 2 está de parabéns ao abordar um tema pouquíssimo retratado no mundo dos games como temática principal: a saúde mental!
Por se tratar de um jogo aonde estamos inseridos na mente das pessoas, a sacada de retratar a saúde mental foi simplesmente genial! Em diversas partes do jogo, nos deparamos com personagens com crises de ansiedade, problemas de auto-confiança, traumas passados, depressão, delírios e outros, além de nos depararmos com memórias, angústias, julgamentos, ressentimentos, dúvidas e ansiedades, que no caso são os inimigos que devemos combater.
Como Psychonauts 2 buscava ser extremamente fiel ao game de 2005, o cenário ainda conta com aquela pitada dos games do início do século, com cenários bem coloridos, bem trabalhados e interativos, o que por sua vez faz extremamente bem para o desenvolver do jogo.
A trilha sonora muda de acordo com cada mente que Razputin entra, fazendo com que a imersão no jogo fique cada vez mais impressionante e, juntamente com os cenários extremamente bem construídos, se torne um jogo agradável de se jogar, fazendo com que as 12 horas de gameplay passem extremamente rápido.
Não é todo dia que vemos um jogo publicado pela Xbox Game Studios receber elogios da Playstation, então creio que isso diga o suficiente sobre o quão bom Psychonauts 2 é!
Jogabilidade agradável, fases muito bem desenhadas e imersivas, história linear e muito bem escrita, uma temática com importante contexto na sociedade e uma mensagem forte são apenas alguns dos fatores que fazem de Psychonauts 2 um dos melhores jogos de 2021! Às vezes, ser o jogo mais badalado não significa ser o melhor, e Psychonauts 2 provou isso com maestria!