Sala de aula online: como usar o Google Classroom pelo celular e PC

O Google Classroom é um dos recursos que mais tem sido utilizado nestes últimos tempos. Isso porque as pessoas precisaram ficar em casa por muito tempo, e com isso a integração entre alunos e professores precisou se adaptar e tomar novas formas.

Apps
2 meses atrás
Sala de aula online: como usar o Google Classroom pelo celular e PC

A plataforma permite justamente isso, que as aulas sejam realizadas a distância e com a maior interação possível. Para isso, se serve de diversos recursos que facilitam a tarefa do professor, o ensino. Veja agora como usar o sistema, seja pelo celular ou pelo PC.

O que é o Google Classroom?

O Google Classroom é uma plataforma que permite conectar professores e alunos de forma interativa, facilitando o processo de ensino e de aprendizado. O mais importante: o serviço é totalmente gratuito, e pode ser acessado tanto pelo PC quanto pelo celular.

Essa plataforma faz parte do Google Workspace for Education Fundamentals (antigo G Suite for Education), um conjunto de ferramentas e serviços do Google para escolas e organizações de educação que atendem público online.

Como usar o Google Classroom
Como usar o Google Classroom

Eficiência e praticidade

O Google é conhecido pela sua capacidade de unir a eficiência à praticidade, e no caso do Google Classroom isso não é diferente. A plataforma conta com diversas funcionalidades que substituem as ferramentas que são importantes numa sala de aula.

Dentro de um ambiente virtual

Tudo isso acontece dentro de um ambiente virtual. A plataforma conta com uma interface simples e muito intuitiva, fácil de utilizar. Isso foi particularmente importante nesse período de isolamento pelo qual o mundo todo tem passado, e o sistema transformou-se numa das alternativas para essa conexão remota entre as pessoas.

Como funciona o Google Classroom

A plataforma, embora seja muito intuitiva, conta com diversas ferramentas, que vão desde o encontro síncrono por meio de videoconferências, até um mural de atividades, entrega de avaliações e notas, entre outras funções.

O mural de atividades funciona como uma espécie de canal aberto de comunicações. Ali o professor pode publicar vídeos, áudios, e-books, fotos, links, enfim, o que for preciso compartilhar com sua classe. Em todas as postagens, os alunos podem fazer uma interação.

Como usar o Google Classroom
Como usar o Google Classroom

Integração com outras ferramentas

Para tornar o processo de aprendizado mais dinâmico, a plataforma Google Classroom também permite você fazer integração com outras ferramentas e soluções, como por exemplo com o Classcraft, sendo possível criar jogos que auxiliem na didática.

Outra solução é o programa Quizizz, que permite ao professor transformar jogos em atividades no Google Classroom. Para citar mais um exemplo, temos ainda o Tynker, uma aplicação que traz recursos para aprendizagem com foco na Ciência da Computação.

Quais as vantagens do Google Classroom para os professores?

O Google Classroom traz inúmeras vantagens para os professores. Uma delas é em relação à organização das aulas. O docente tem a possibilidade de criar diversas salas de aula virtuais, uma para cada turma, e pode criar um mural para cada uma.

Isso facilita muito a organização das aulas, dos trabalhos, das provas, das faltas, das notas e muito mais. Poderá deixar perguntas ou atividades para serem respondidas pelos alunos em cada uma das salas, bem como utilizar a pasta Google Drive de cada turma para enviar arquivos e material de apoio para as aulas.

Como usar o Google Classroom
Como usar o Google Classroom

E quais as vantagens para os alunos?

Mas as vantagens não são apenas para os professores, os alunos também contam com diversas vantagens no Google Classroom. Neste caso também tem papel de destaque a organização, mas no sentido inverso.

O aluno terá acesso à sua sala de aula, à qual foi previamente cadastrado pelo professor, sem confusão com outras turmas. Também terá acesso às atividades que o professor enviar numa aba própria, podendo organizar quais já fez, entregou, ou ainda precisa fazer.

Também poderá consultar seu histórico de faltas no período vigente, bem como as atividades, os prazos, enfim, todas as informações pertinentes ao curso. O sistema também vai enviar notificações sobre as atividades e provas, e novidades que aparecerem no mural.

Como criar uma conta no Google Classroom?

Na verdade, criar uma conta no Google Classroom é muito fácil e simples. A única condição é que você tenha uma conta no Google. Se você não tiver, não tem problema, também é gratuito criar uma. Mas vamos fazer um passo a passo que vai facilitar sua vida.

  • Passo 1: acesse o site oficial e, na página de login, insira o e-mail ligado à sua conta Google. Feito isso, clique em “Próxima”;
  • Passo 2: digite sua senha e clique em “Próxima”;
  • Passo 3: você pode acessar turmas ou ainda criá-las, se for um professor.

Simples assim! Vale ressaltar que para criar turmas você precisa ser um docente vinculado a uma instituição de ensino inscrita no Google Workspace for Education Fundamentals.

Como usar o Google Classroom
Como usar o Google Classroom

Techdoido

A tecnologia faz parte da nossa vida, e o Techdoido traz as novidades e dicas sobre elas para você neste blog.

Vamos Bater um Papo?