Vacinação Brasil: como obter o certificado de vacinação online

A vacinação no Brasil vem avançando bastante, todos que precisam do certificado de vacinação podem conseguir baixar o aplicativo do governo ou através do site do Conecte SUS.
Publicado em Saúde dia 7/02/2022 por Alan Corrêa

A vacinação no Brasil vem avançando bastante, todos que precisam do certificado de vacinação podem conseguir baixar o aplicativo do governo ou através do site do Conecte SUS.

Recentemente o assunto sobre a vacinação de crianças e adultos vem causando muitas dúvidas e os órgãos governamentais estão tentando facilitar a visa do cidadão na hora de se organizar, ferramentas online ajudam a obter o Certificado Nacional de Vacinação COVID-19.

Certificado Nacional de Vacinação

Aplicativo Conecte SUS - Marcelo Camargo/Agência Brasil
Aplicativo Conecte SUS – Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Certificado Nacional de Vacinação COVID-19 é um documento que comprova a vacinação do cidadão contra a COVID-19. O Ministério da Saúde disponibiliza, por meio do Conecte SUS Cidadão, a possibilidade de o cidadão visualizar, salvar e imprimir o seu certificado.

Após a conclusão do ciclo vacinal, o registro da vacinação deverá ser inserido nos sistemas de informação integrados à Rede Nacional de Dados em Saúde – RNDS, Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações/SI-PNI, Sistema e-SUS Atenção Primária à Saúde ou outros sistemas próprios, definidos pelos estados e municípios. Com esses dados enviados e processados para a RNDS/Ministério da Saúde, os dados são apresentados de forma automática no Conecte SUS. A partir desse momento, o cidadão poderá emitir o certificado no serviço vacina do aplicativo ou na versão web do Conecte SUS Cidadão.

Para o viajante: Apesar de não existir uma normativa internacional publicada, alguns países estão aceitando o Certificado Nacional de Vacinação contra a COVID-19 como comprovante de vacinação.

Conecte SUS

O Conecte SUS Cidadão é o novo aplicativo do Ministério da Saúde, reestruturado a partir do Meu DigiSUS, para fornecer ao cidadão a visibilidade das interações realizadas nos pontos da Rede de Atenção à Saúde, permitindo o acesso ao histórico de atendimento do cidadão para continuidade do cuidado nos setores público e privado.
O Conecte SUS Cidadão é o novo aplicativo do Ministério da Saúde, reestruturado a partir do Meu DigiSUS, para fornecer ao cidadão a visibilidade das interações realizadas nos pontos da Rede de Atenção à Saúde, permitindo o acesso ao histórico de atendimento do cidadão para continuidade do cuidado nos setores público e privado.

O aplicativo do Sistema Único de Saúde Brasileiro (SUS) está disponível para as versões Android e iOS, e você também pode fazer o cadastro por meio do site. Confira passo a passo:

  • Abra o app, leia as instruções e clique em “começar”;
  • Clique no “Mais” que aparece no canto inferior a direita na tela, e em seguida em “Acesse agora”;
  • Será preciso entrar com a sua conta gov.br, se não tiver, terá que se cadastrar no site;
  • Siga as instruções na tela e pronto!

Agora que você já está cadastrado com todas as suas informações, será possível acessar aos serviços que o app disponibiliza.

Também é possível consultar suas vacinas na versão WEB do Concecte SUS através deste link.

Quais são os benefícios do app?

Como falamos acima, o aplicativo é muito prático de ser utilizado, apenas com o seu cadastro no gov.br, você consegue obter um fácil acesso a diversos serviços de forma totalmente digital, sem precisar guardar papéis de agendamento ou vacinação.

Além disso, com o aplicativo você consegue ter um histórico sobre a sua saúde, e todas as movimentações de exames e agendamentos de consultas, com data, especialidade e dados mais básicos.

O aplicativo é seguro, contando com sistemas de proteção de dados aos usuários, assim, sem se preocupar que alguém possa obter um fácil acesso à sua conta. Agora aproveite todos os benefícios e facilidades que o app te proporciona.

Documento comprova a conclusão do esquema vacinal

Para quem já completou a vacinação contra covid-19, seja com imunizante de uma ou de duas doses, é possível obter um Certificado Nacional de Vacinação específico para a doença, emitido pelo Ministério da Saúde de forma eletrônica, por meio do site e do aplicativo do sistema Conecte SUS.

O documento serve como comprovação legal de conclusão do esquema vacinal e pode ser útil, por exemplo, para viajantes que planejam ir a países que permitem a entrada de brasileiros mediante a apresentação de comprovante de vacinação.

O certificado, contudo, não tem validade internacional, ficando a critério de cada país decidir sobre sua aceitação. O mais recomendado é que quem pretende viajar para fora do Brasil consulte as informações mais atualizadas junto à embaixada do país que pretende visitar.

A Suíça e a França, por exemplo, foram uns dos poucos países que anunciaram, recentemente, a abertura das fronteiras para brasileiros vacinados. Outros países da Europa possuem diferentes tipos de restrições. Os Estados Unidos, por sua vez, já anunciaram que não devem exigir imunização contra covid-19 para entrada, embora mantenham restrições a brasileiros com base em outros critérios sanitários.

A Aliança Covax, da Organização Mundial da Saúde (OMS), pediu, no início de julho, que todos os países em processo de abertura aceitem viajantes que forem imunizados com uma das seis vacinas aprovadas pela entidade. São elas: Janssen, da Johnson & Johnson; Covishield, da AstraZeneca; Coronavac, da Sinovac; e as vacinas da Pfizer, da Moderna e da Sinopharm.

Atualmente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emite um Certificado Internacional de Vacinação (CIVP) para viajantes, mas que abrange somente a febre amarela, doença para a qual já há acordos internacionais que regulamentam a certificação. O órgão alerta que “no momento, não há determinação da OMS e do Ministério da Saúde para emissão de CIVP da vacina de covid-19.”

*Com informações da Agência Brasil, Gov.BR e Conectesus