Veja como cotar preço de seguro automóvel pelo celular

Cotar um seguro de carro é uma das tarefas mais burocráticas e complexas na hora de comprar um veículo novo ou até mesmo de renovar, fazendo com que muitas pessoas deixem na mão dos corretores esta função, tendo como única função pagar o valor acordado.

Veículos
Publicado em 17/04/2022 por Alan Corrêa
Veja como cotar preço de seguro automóvel pelo celular

Com a tecnologia avançando cada vez mais, hoje já é possível cotar seguros de forma online. Mas afinal, será que você sabe quais são as melhores práticas ao adotar ao cotar um seguro? Hoje vamos te ensinar além de como cotar um seguro para seu carro, mas como escolher o melhor para você!

Quais são as melhores seguradoras?

Serviços de assistência e guincho 24h são geralmente oferecidos pelas seguradoras
Serviços de assistência e guincho 24h são geralmente oferecidos pelas seguradoras

Muitas das pessoas têm esta questão na mente: qual das seguradoras é a melhor? qual a mais cara? A verdade é que esta resposta vai variar muito de pessoa para pessoa, com a seguradora que melhor te atendeu e que teve o melhor preço. Porém, ainda assim existem algumas opções para ficar de olho.

Quando se fala de seguros automotivos em um geral, é impossível não lembrar da Porto Seguro, que é referência em qualidade e também conta com assistências inclusas até para sua residência, porém com o preço extremamente elevado. Existem ainda outras opções como a Suhai (melhor nota no Reclame Aqui), a Sompo com a melhor nota pelos usuários, a Azul e a HDI com diferentes opções de seguros para todos os públicos, as renomadas Mapfre, Allianz, SulAmérica e Liberty Seguros e os tradicionais seguros de banco, como é o caso do Itaú.

Existem outras inúmeras boas seguradoras no mercado tradicional, mas existem também as seguradoras cujo seguro é feito por app, mercado este que é dominado pela Youse e pela Pier, que cada vez mais ganham força no mercado.

Quanto vai me custar?

É importante fazer a cotação em várias seguradoras para conseguir o melhor preço
É importante fazer a cotação em várias seguradoras para conseguir o melhor preço

Saber ao certo o preço de um seguro é muito complexo, pois uma série de fatores que vão determinar o valor do mesmo. Abaixo, daremos algumas dicas sobre como o preço é cotado.

Os dois primeiros fatores e mais cruciais são o preço do carro e o perfil do condutor. Carros de valor mais elevado possuem um seguro mais alto, assim como um perfil de dono sendo um jovem de 19 anos solteiro é muito mais caro do que o de uma mulher casada de 50 anos. Isso não necessariamente indica que um dirige pior do que o outro, mas de acordo com a regra das probabilidades, as chances de o jovem de 19 anos com pouco tempo de carta precisar usar o seguro são maiores do que as da mulher.

Dado isso, entram ainda outros fatores que podem ajudar a alavancar o preço: região onde o condutor mora, se o carro fica estacionado na rua ou em garagem, se existe condutor adicional e até mesmo se existe bônus de seguradora pela nãoutilização dos serviços da mesma.

Uma média de preço para alguns dos veículos mais vendidos do Brasil variam com o perfil e também da seguradora. Por exemplo, um Onix tem um preço médio de seguro na casa dos 1.800 para homens e 1.300 para mulheres. Um Jeep Renegade 2.600 para homens e 1.900 para mulheres, ou até mesmo um Jeep Compass, com preço médio de 4.500 para homens e 4.100 para mulheres. Dependendo da seguradora, estes preços podem ser maiores ou até mesmo menores.

O que olhar na apólice?

Com o seguro cotado, é muito importante olhar todas as cláusulas presentes no contrato e todos os benefícios que estão sendo cotados no seguro. Para isso, vamos citar algumas seguranças que devemos olhar se estão cobertos na apólice.

As duas coberturas mais importantes são as de roubo e de colisão de veículo, tendo que ficar de olho no valor de franquia que será cobrado. A cobertura por desastres naturais também deve ser observada , pois pode acabar fazendo toda a diferença. Outra questão que também pode ajudar com os valores das coberturas e de indenizações para terceiros, onde podem variar muito o valor e, tendo este valor mais baixo, pode ajudar a reduzir o preço do seguro.

Com o seguro cotado, é muito importante olhar todas as cláusulas presentes no contrato e todos os benefícios que estão sendo cotados no seguro
Com o seguro cotado, é muito importante olhar todas as cláusulas presentes no contrato e todos os benefícios que estão sendo cotados no seguro

Claro que um seguro mais completo será mais caro, mas é importante ver tudo o que o mesmo oferece para saber se ele se adequa para você.

Tenha calma!

Por fim, a última e provavelmente mais importante dica é bem simples: não tenha pressa nenhuma para escolher a seguradora de seu veículo! Faça cotações, peça ajuda para corretores, analise as ofertas, as avaliações daquela corretora, as coberturas e, quando estiver tudo decidido, aí sim faça sua escolha!

Seja optando pela modernidade de uma Youse, o custo-benefício de uma Sompo ou até mesmo a credibilidade da Porto Seguro, ninguém melhor do que você saberá o que melhor se encaixa para você em seu seguro, afinal, é a segurança sua, de sua família e de seu veículo caso venha a acontecer algo!

*Com informações da Porto Seguro, Quatro Rodas, Youse e Bradesco Seguros.

Techdoido

A tecnologia faz parte da nossa vida, e o Techdoido traz as novidades e dicas sobre elas para você neste blog.