Por TechDoido

31/01/2023

ex-empregado do Facebook fez acusações graves contra a empresa

Um processo movido por um ex-funcionário do Facebook no Tribunal Federal de Manhattan acusa a rede social de secretamente drenar a bateria dos celulares dos usuários.

O processo se refere ao chamado "negative testing", uma técnica que permite testes remotos.

Segundo George Hayward, autor da ação e cientista de dados, os testes de campo realizados sem o conhecimento dos usuários permitem às empresas de tecnologia avaliar questões como a velocidade de execução de aplicativos ou o tempo de carregamento de imagens de forma "sub-reptícia".

“Isso pode prejudicar alguém”, teria dito o funcionário à sua gerente, recebendo em resposta a explicação: “prejudicando alguns poucos podemos ajudar as grandes massas”.

Hayward, de 33 anos, trabalhava no aplicativo Messenger, do Facebook, e foi demitido em novembro passado, alegadamente por se negar a executar esse tipo de teste.

O advogado de George Hayward, Dan Kaiser, disse ao New York Post que a maioria das pessoas provavelmente não tem consciência do que as empresas de mídia social fazem secretamente. Segundo ele, o processo foi removido da lista de casos pois seu cliente precisará primeiro ir à câmara de arbitragem.