Por TechDoido

08/02/2023

O ChatGPT tem um novo concorrente, o Bard, criado pelo Google.

O Google anunciou o Bard, um chatbot que usa IA, para concorrer com o ChatGPT da OpenAI. A novidade será lançada para testes nas próximas semanas.

"Vamos combinar o feedback externo com nossos próprios testes internos para garantir que as respostas de Bard atendam a um alto nível de qualidade, segurança e fundamentação em informações do mundo real", disse Sundar Pichai, presidente-executivo da Alphabet, empresa dona do Google.

Assim como o ChatGPT, o Bard também usa informações da internet para responder. Os usuários poderão experimentar a tecnologia e fornecer feedbacks, que serão usados para melhorar o robô.

"Ele pode ajudar você a explicar novas descobertas do Telescópio Espacial James Webb da Nasa para uma criança de 9 anos, ou aprender mais sobre os melhores atacantes do futebol no momento", completou Pichai.

O Bard é baseado no Language Model for Dialogue Applications (LaMDA), a IA do Google, que gerou texto com tanta habilidade que um engenheiro da empresa alegou que tinha consciência própria, mas essa alegação foi amplamente negada pela Google e por cientistas.

Pichai confirmou que o Google está usando uma versão do LaMDA que necessita de menos capacidade de computação para que mais pessoas possam experimentar a ferramenta.