Por TechDoido

05/02/2023

Brasil já tem mais de 500 mil pessoas que se consideram Influencers digitais.

O mercado de influenciadores digitais floresce no Brasil, um país que tem mais smartphones (242 milhões) em uso do que habitantes (214 milhões), de acordo com dados recentes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

De acordo com uma pesquisa da multinacional Nielsen Media Research, mais de 500.000 pessoas atuam como influenciadores no país, com pelo menos 10.000 seguidores cada.

O crescimento do setor de influenciadores digitais trouxe à tona uma proposta para regulamentar a profissão no Brasil.

O PL (Projeto de Lei) nº 2347/2022, apresentado pelo deputado José Nelto (PP - GO) à Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados em agosto, prevê a necessidade de um registro federal para atuar como influenciador no país, bem como o "conhecimento técnico" para abordar temas específicos.

O mercado global de influenciadores cresceu em 19% em 2022, movimentando cerca de US$16,4 bilhões (R$87,36 bilhões), de acordo com o IMH (Influencer Marketing Hub).

Por enquanto, a profissão de influenciador digital não é regulamentada no Brasil, que, segundo a especialista em mídias sociais e influencer digital Marina Benicio, possui o mercado de influenciadores mais habilidoso do mundo.

"Os brasileiros nascem com criatividade, possuem um senso de humor incomparável e, o mais importante, não têm medo de lutar por suas conquistas", afirma Marina.