Por TechDoido

13/02/2023

Operação do Porto de Santos: o que é o Port Community System que está sendo implantado.

No último dia 10 de fevereiro, o Secretário de Negócios Internacionais, Lucas Ferraz, juntamente com sua equipe técnica, recebeu desenvolvedores do Instituto de Tecnologia de Software da Universidade de São Paulo (ITS/USP) para uma demonstração do Port Community System (PCS).

O novo sistema facilitará a colaboração entre todas as partes envolvidas na operação do Porto de Santos, levando a melhorias na eficiência, tais como a diminuição de despesas e o aceleramento do processo de espera de navios e veículos transportadores de cargas.

A implementação deste sistema pode resultar em economias que podem alcançar R$ 1 bilhão por ano para toda a comunidade do Porto de Santos, além de outros benefícios secundários, como a diminuição da emissão de gases poluentes.

“Todos os portos dos maiores países do mundo já adotaram o PCS. É um dos nossos papéis incentivar a adoção de sistemas que geram eficiência e reduzem custos em uma das mais importantes portas de exportação e importação do nosso país”, afirma o secretário Lucas Ferraz.

Já implementado em alguns dos maiores portos do mundo, como Hamburgo (Alemanha), Rotterdam (Holanda) e Valência (Espanha), o Sistema de Gerenciamento Portuário (PCS) integra informações sobre as chegadas e saídas de navios, bem como as cargas importadas e exportadas.

Este sistema abrange todos os envolvidos na operação portuária, desde a autoridade portuária até os armadores, despachantes e práticos.

Inicialmente, somente as empresas privadas operantes no porto serão incluídas no sistema. Na segunda etapa, será possível integrar os sistemas governamentais.