Por TechDoido 07/08/2022

Como usar fones de ouvido quando for fazer exercícios

Muita gente começou a fazer exercício nesse ano, e nada melhor do que escutar uma musiquinha durante a atividade física. Mas a dúvida se fone de ouvido estraga se molhar com o suor vem tirando o ritmo da galera.

Correr, pedalar, levantar peso ou apenas fazer uma leve caminhada são atividades que começaram a entrar na rotina dos brasileiros. E como bons esportistas que somos, nada melhor do que uma música para deixar o exercício menos sofrido, mais leve.

Uso incorreto dos fones pode danificá-los. É isso mesmo, o uso incorreto dos fones pode danificá-los. Além disso, muitos fones não possuem o mínimo de proteção para serem utilizados em atividades físicas, uma vez que derramamos suor, mesmo dentro das orelhas, ainda que em quantidade reduzida.

Quando essas secreções entram em contato com o fone, no caso desses que não contam com proteção, o sal e o líquido vão danificando os componentes internos, e logo eles deixarão de funcionar.

Pesquise bem antes de comprar os seus fones. Assim, é preciso pesquisar muito bem antes de comprar os fones de ouvido, especialmente se eles são destinados à atividade física. Se esses fones são com ou sem fio, do ponto de vistas do suor, isso é indiferente. Ambos correm risco de sofrerem os danos com o passar do tempo.

Mas se você está achando que vai precisar abandonar os fones durante o exercício, calma. Não vamos nos precipitar. Hoje em dia existem modelos certificados que contam com a classificação IP (Ingress Protection).

Fones que contam com a classificação IP (Ingress Protection) estarão protegidos contra os efeitos do suor.

Normalmente, no próprio fone ou na sua caixa essa indicação aparece. Pode contas apenas assim: IPXX, por exemplo. O “X” indica a tolerância que o equipamento tem em relação a elementos como o suor, mas também contra a poeira e até mesmo a água.

Em contato com um grande nível de umidade relativa do ar, pode haver a proliferação de mofo (fungos filamentosos) nas pads (almofadas). Este tipo de fungo costuma crescer em lugares úmidos e escuros, ou seja, dentro da caixa ou case que você guarda o seu headphone.

Se somarmos ainda a umidade relativa do ar do ambiente com o suor do nosso corpo, teremos uma situação perfeita para o aparecimento de mofo nas pads de nossos fones. Isso ocorre pois, há uma dificuldade de evaporação dos líquidos excretados por nossas células sudoríparas, que mantem a espuma e o revestimento úmidos.

A exposição ao suor, além de sujar os fones, também podem danificá-los caso não sejam à prova d'água. A umidade pode diminuir a resistência da capa que protege o fio interno, por exemplo, ocasionando perda na qualidade do dispositivo.

Por isso, é essencial manter o fone sempre em um local seco e limpo, de modo a evitar a deterioração do dispositivo. Caso o usuário não consiga evitar o contato com umidade e suor, vale investir em modelo que ofereça certificação para resistência a água e poeira.

Recomendações depois do uso: se o seu fone é certificado, você provavelmente tem pelo menos um mínimo de proteção. Mas também é possível tomar alguns cuidados para evitar que o pior aconteça.

Um desses cuidados é deixar o fone em local arejado após o uso. Outra dica é não expor os fones a temperaturas elevadas. Dependendo do tipo de fone, você também pode higienizar com um pano seco ou cotonete. Pode usar o álcool isopropílico também, mas nenhum outro em seu lugar.

Entre as melhores escolhas são os fones TWS sem fio estão em alta no momento. Além deles, nossa recomendação é por modelos da Samsung, Apple, Edifier, Haylou, Sony e JBS, que são marcas fortes no segmento de fones e que oferecem produtos de qualidade.